quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Biblioteca da EEFEUSP promove palestras durante a XV Semana do Livro e da Biblioteca da USP

A Biblioteca Cyro de Andrade promoveu nos dias 23 e 24 de outubro as palestras “Dilemas e perspectivas de publicação na Revista Brasileira de Educação Física e Esporte: a visão do editor” e “A arte de ler”, proferidas, respectivamente, pelos Professores Doutores Alexandre Moreira e Luiz Dantas, ambos da EEFEUSP.

Na palestra “Dilemas e perspectivas de publicação na Revista Brasileira de Educação Física e Esporte: a visão do editor”, o Prof. Dr. Alexandre Moreira, editor da RBEFE, abordou questões relativas à produção científica na área e importância da publicação no contexto nacional.  Também analisou dados referentes ao significativo aumento, nos últimos anos, no número de trabalhos submetidos e de acessos online. Também apontou os novos desafios da publicação, tais como a implementação de uma nova plataforma para submissão de trabalhos, indexação em bases de dados internacionais e inserção nas redes sociais.

 Prof. Dr. Alexandre Moreira

Na palestra “A arte de ler”, o Prof. Dr. Luiz Dantas, presidente da Comissão de Biblioteca, abordou a importância da leitura para a construção de significados e conceitos, a distinção entre leitura de obras de ficção e científicas, as estratégias de leitura, além de brilhantemente presentear a plateia com a leitura de trechos de obras clássicas da literatura internacional.

  Prof. Dr. Luiz Dantas
 
As palestras integram a programação da XV Semana do Livro e da Biblioteca na USP e Semana Internacional do Acesso Aberto, de 22 a 26 de outubro de 2012. 

A programação completa está disponível em www.bibliotecas.usp.br/semanadolivro2012

Semana do Livro e da Biblioteca - EEFEUSP