segunda-feira, 24 de junho de 2013

RESUMOS DO PRÓXIMO FASCÍCULO DA RBEFE

Confira os resumos dos artigos que estarão no próximo fascículo da RBEFE.

Os títulos destacados na cor vermelha já estão disponíveis em "Ahead of Print". Clique aqui

Comparação das variáveis eletromiográficas e cinemáticas entre uma corrida do "triathlon" e uma corrida prolongada.
FRAGA, Carina Helena Wasem; BIANCO, Roberto; SERRÃO, Júlio Cerca; SOUZA, Pedro Ernesto Sales de; AMADIO, Alberto Carlos; GUIMARÃES, Antônio Carlos Stringhini (in memorian); VAZ, Marco Aurélio
Resumo
A corrida e o ciclismo realizados com uma mesma duração e intensidade podem apresentar diferentes respostas biomecânicas e metabólicas durante um protocolo de fadiga devido à sobrecarga mecânica e à especificidade técnica de cada modalidade. O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da fadiga proveniente de uma corrida de 10 km, precedida por ciclismo ou corrida, no padrão de passada e no sinal eletromiográfico (EMG). Nove triatletas do sexo masculino com tempo de prática superior a dois anos participaram do estudo. Os testes foram realizados em duas etapas: corrida do "triathlon" (40 km de ciclismo seguidos de 10 km de corrida) e corrida prolongada (corrida com duração igual ao tempo que o atleta levou para percorrer os 40 km de ciclismo, seguidos de mais 10 km de corrida). Uma análise cinemática (frequência e amplitude de passada) e eletromiográfica correspondentes às 10 passadas registradas no 5° km de cada corrida foi realizada. As curvas de EMG foram retificadas e filtradas para cálculo das curvas de RMS. A partir da média das curvas de EMG foram obtidos os valores de pico de RMS para os músculos reto femoral, vasto lateral e bíceps femoral. Maiores valores de frequência de passada e do sinal EMG do músculo bíceps femoral foram obtidos na corrida prolongada quando comparada com a corrida do "triathlon". Esses resultados parecem estar relacionados a maior fadiga proveniente da corrida prolongada devido às maiores exigências mecânicas.

Comparação de inibições medulares entre indivíduos com doença de Parkinson e saudáveis.
SILVA-BATISTA, Carla; UGRINOWITSCH, Carlos; YOSHIDA, Luana Daniela de Souza; RODACKI, André Luiz Felix; TRICOLI, Valmor Alberto Augusto; MELLO, Marco Tulio de; PIEMONTE, Maria Elisa Pimentel; MATTOS, Eugenia Casella Tavares de
Resumo
O objetivo do presente estudo foi comparar os níveis de inibição pré-sináptica (IPS) e inibição recíproca (IR) entre indivíduos com Doença de Parkinson e saudáveis e, a correlação entre essas inibições e a rigidez muscular e a severidade clínica de indivíduos com Doença de Parkinson (avaliadas através da Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson). Foram avaliados 11 indivíduos nos estágios 2 e 3 da doença e 13 indivíduos saudáveis pareados pela idade. A IPS foi menor em indivíduos com Doença de Parkinson (31,6%) do que em saudáveis (67,1%) (p = 0,02). A IR não diferiu entre indivíduos com Doença de Parkinson (26,9%) e saudáveis (27,6%) (p = 0,91). Adicionalmente, não foram detectadas correlações entre os níveis de IPS com a rigidez e a severidade clínica (p > 0,05). Portanto, mecanismos inibitórios não explicam totalmente a rigidez muscular e a severidade clinica da doença. Alterações entre ativação de músculos agonistas e antagonistas parecem estar relacionadas a influências supraespinhais anormais nos mecanismos espinhais decorrentes da doença.

Influência do nível competitivo e da posição tática sobre parâmetros de desempenho aeróbio de atletas profissionais de futebol do Brasil.
BARONI, Bruno Manfredini; PICCOLI, Ricardo Bertotti; LEAL JUNIOR, Ernesto Cesar Pinto
Resumo
Este estudo objetivou verificar a influência do nível competitivo e da posição tática sobre parâmetros relacionados ao desempenho aeróbio de atletas profissionais de futebol. Foram analisadas 453 avaliações ergoespirométricas de atletas profissionais de futebol (42 goleiros, 92 zagueiros, 61 laterais, 174 meio-campistas e 84 atacantes) que atuavam em quatro níveis competitivos: Campeonato Nacional Série A; Série B; Série C; e Campeonato Estadual. Não foram encontradas diferenças nos valores médios de consumo máximo de oxigênio (VO2max) e segundo limiar ventilatório (LV2) entre os níveis competitivos (p > 0,05). Os goleiros apresentaram VO2max e LV2 (56 e 50 mL/kg/min, respectivamente) significativamente inferiores aos zagueiros (59 e 52 mL/kg.min; p = 0,002 e p = 0,028), laterais (60 e 53 mL/kg.min; p < 0,001 e p = 0,004), meio-campistas (59 e 52 mL/kg.min; p = 0,002 e p = 0,031) e atacantes (59 e 52 mL/kg.min; p = 0,047 e p = 0,036). Portanto, os achados sugerem que: 1) o desempenho aeróbio não difere em função do o nível competitivo; e 2) os goleiros apresentam desempenho aeróbio inferior aos atletas de linha, os quais não apresentam diferenças entre si.

Estimativa das contribuições dos sistemas anaeróbio lático e alático durante exercícios de cargas constantes em intensidades abaixo do VO2max.
SILVA-CAVALCANTE, Marcos David; SILVA, Renata Gonçalves; URSO, Rodrigo Poles; SILVA, Rogério Carvalho; CORREIA-OLIVEIRA, Carlos Rafaell; SANTOS, Victor Gustavo Ferreira; LIMA-SILVA, Adriano Eduardo; BERTUZZI, Rômulo
Resumo
O objetivo do estudo foi estimar as contribuições do metabolismo anaeróbio lático (MAL) e alático (MAA) em intensidades abaixo do consumo máximo de oxigênio (VO2max). Dez homens (23 ± 4 anos, 176,4 ± 6,8 cm, 72,4 ± 8,2 kg, 12,0 ± 4,5 % de gordura corporal) realizaram um teste progressivo até a exaustão voluntária para identificação do VO2max, da potência correspondente ao VO2max (WVO2max) e do segundo limiar ventilatório (LV2). Na segunda e na terceira visita foram realizados seis testes de cargas constantes (três testes por sessão) com intensidades abaixo do  VO2max. Houve uma predominância do MAL sobre o MAA durante os exercícios submáximos a partir da intensidade correspondente ao LV2, sendo significativamente maior em 90%  VO2max (p < 0,05). Dessa forma, esses resultados podem auxiliar treinadores a aplicarem cargas de treinamento adequadas aos seus atletas, de acordo com a exigência metabólica da competição.

Efetividade de um programa de intervenção com exercícios físicos em cama elástica no controle postural de crianças com Síndrome de Down.
APOLONI, Bruna Felix; LIMA, Flávia Evelin Bandeira; VIEIRA, José Luiz Lopes
Resumo
O estudo experimental objetivou avaliar a efetividade de um programa de intervenção com exercícios físicos em cama elástica no controle postural de crianças com Síndrome de Down. A amostra foi composta por 12 crianças, de ambos os sexos, com idade entre três e 10 anos. A intervenção consistiu em atividades de pular, andar, brincar e correr na cama elástica três vezes por semana, cada sessão de 10 minutos por um período de 12 semanas. Foi utilizada uma plataforma de força modelo EMG System do Brasil para avaliação do controle postural. Utilizou-se análise descritiva e o teste comparativo “t” de Student. Os resultados demonstraram diminuição significativa nas variáveis: área do centro de pressão, velocidade média anteroposterior (AP) e médio lateral e frequência anteroposterior, o que resultou em melhoras no controle postural do grupo de crianças com Síndrome de Down participantes da intervenção.

Percepção de estresse: associação com a prática de atividades físicas no lazer e comportamentos sedentários em trabalhadores da indústria.
FARAH, Breno Quintella; BARROS, Mauro Virgílio Gomes de; FARIAS JÚNIOR, José Cazuza de; RITTI-DIAS, Raphael Mendes; LIMA, Rodrigo Antunes; BARBOSA, João Paulo dos Anjos Souza; NAHAS, Markus Vinicius
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a prevalência e a associação entre inatividade física no lazer e comportamento sedentário com a percepção negativa de estresse em industriários. Para tanto, 1910 trabalhadores foram selecionados mediante amostragem em dois estágios entre os industriários pernambucanos. Dados foram obtidos mediante uso de questionário previamente validado (Estilo de Vida e Hábitos de Lazer do Trabalhador da Indústria). Percepção negativa de estresse foi referida por 13,2% e 45,2% dos trabalhadores eram fisicamente inativos no lazer. A proporção de sujeitos que relatou despender > 2 horas/dia assistindo televisão foi de 31,8% e 57,4%, respectivamente, em dias da semana e no final de semana. Observou-se, entre os homens, uma associação positiva entre o tempo de assistência à televisão em dias de semana e a percepção negativa de estresse. Conclui-se que a exposição a comportamento sedentário nos homens está associada à maior chance de percepção negativa de estresse.

Masculinidades na Educação Física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão.
BRITO, Leandro Teófilo de; SANTOS, Mônica Pereira dos
Resumo
Este estudo de caso teve como objetivo identificar os processos de inclusão/exclusão, em uma turma masculina de Educação Física escolar do ensino fundamental. Inclusão/exclusão, neste trabalho, são termos entendidos em uma relação dialética, um fenômeno compreendido sob uma característica dinâmica e indissociável, onde não se pode considerá-los através de significados distintos. Constatamos através da observação participante, com anotações em diário de campo, que o mecanismo central de inclusão/exclusão esteve baseado no desempenho físico e motor para a prática esportiva, em conjunto com uma competitividade exacerbada, característica central do modelo hegemônico de masculinidade, que se fez predominante entre os meninos nas aulas. Reconhecemos que a prática pedagógica do(a) professor(a) pode influenciar as interações entre os sujeitos, durante as atividades corporais, permitindo o convívio harmonioso de formas múltiplas de masculinidades entre os alunos, em direção ao movimento pela inclusão nas aulas de Educação Física e na Educação, de uma maneira geral.

A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática.
GOMES, Patrícia Maria Silva; FERREIRA, Cátia Patrícia Pereira; PEREIRA, Ana Luísa; BATISTA, Paula Maria Fazendeiro
Resumo
O presente estudo é uma revisão sistemática da literatura cujo objetivo foi cartografar a tipologia de estudos empíricos realizados acerca da Identidade Profissional do professor. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados eletrônicas ISI Web of Knowledge, ERIC, SPORTDiscus e SCOPUS entre 2001 e 2012. As equações de pesquisa foram “Professional Identity” AND “Teacher”, no campo título e “Professional Identity” AND “Teacher” AND “Physical Education”, no campo "Abstract", tendo sido integrados 42 artigos. A análise de conteúdo, com categorias definidas "a priori", foi a técnica utilizada: a) foco do estudo; b) ano e local de publicação; c) objetivos; d) participantes; e) instrumentos e f) principais conclusões. Os resultados evidenciaram um aumento da pesquisa na área e nas metodologias qualitativas. Estas colocam o desenvolvimento profissional como elemento central no processo de (re)construção da Identidade Profissional, sendo que ao nível do professor de Educação Física a pesquisa ainda é escassa.

Análise da síndrome de "burnout" e das estratégias de "coping" em atletas brasileiros de vôlei de praia.
VIEIRA, Lenamar Fiorese; CARRUZO, Nayara Malheiros; AIZAVA, Paulo Vitor Suto; RIGONI, Patrícia Aparecida Gaion
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a síndrome de "burnout" e as estratégias de "coping" de jogadores de vôlei de praia. Participaram 93 atletas, das categorias sub-21 e "open" do circuito brasileiro de vôlei de praia. Como instrumentos foram utilizados uma ficha com dados de identificação, Questionário de "Burnout" para Atletas e Inventário Atlético das Estratégias de "Coping". Para análise dos dados utilizou-se teste de Kolmogorov-Smirnov, coeficiente Alpha de Cronbach, teste ‘U’ de Mann-Whitney, teste de Kruskal-Wallis e coeficiente de correlação de Spearman, adotando p < 0,05. Verificou-se correlação significativa e negativa entre as dimensões do "burnout" e estratégias de "coping". Para as dimensões do "burnout", apenas "ranking" obteve diferença significativa, enquanto para as estratégias de "coping", gênero, categoria, "ranking" e tempo de prática apresentaram diferenças significativas. Concluiu-se que quanto maior a síndrome de "burnout", menor é a utilização de estratégias de "coping" em atletas de vôlei de praia.

A Educação Física no ensino médio como objeto de estudo da produção acadêmico-científica nos periódicos nacionais.
DIAS, Diogo Inacio; CORREIA, Walter Roberto
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo descrever e caracterizar a inserção da temática Educação Física no Ensino Médio no âmbito dos periódicos nacionais de Educação Física e Esporte (período 2005-2010). Foram explorados 3313 artigos publicados em periódicos classificados nos extratos A e B do sistema Qualis/CAPES. Destes, 31 artigos (1,06%) trazem a temática da Educação Física no Ensino Médio. Baseando-se na proposição de ANTUNES et al.14, foi possível classificar estes 31 artigos nas seis categorias seguintes: Processo Ensino-Aprendizagem e Indefinido: oito artigos (25,80% cada); Finalidade: sete (22,6%); Caracterização: seis (19,35%); Epistemologia: dois (6,5%); e Formação de Professores: nenhum artigo (0%). Os dados revelam uma restrição na produção de conhecimento no campo da Educação Física e Educação Física no Ensino Médio, sugerindo a necessidade de desenvolver um entrecruzamento estratégico das dimensões epistemológicas da área com as pesquisas de caráter aplicado, perpassando pelas questões inerentes ao processo de formação docente.

Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética.
ALVES, Christiano Robles Rodrigues; CAMPOS, Juliane Cruz; MOREIRA, José Bianco Nascimento; NOBRE, Thaís Simões; SANCHES, Iris Callado; FORJAZ, Cláudia Lúcia de Moraes; BRUM, Patrícia Chakur
Resumo
A metodologia dialética propõe um ensino de dupla mão (professor-aluno) que provoque a aprendizagem por meio de tarefas contínuas dos sujeitos. Para isso, o professor assume o papel de mediador e dirige as diferentes atividades. Nesse contexto, a Fisiologia do Exercício é uma disciplina academicamente orientada que está inserida em um ambiente dinâmico, e a utilização de estratégias de ensino se faz necessária para otimizar a apropriação do conhecimento de forma ativa, além de contribuir para a maior autonomia dos estudantes universitários. Portanto, o objetivo do presente estudo foi o de utilizar diferentes estratégias de ensinagem por meio de atividades propostas aos alunos na disciplina de Fisiologia da Atividade Motora I da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e correlacionar o desempenho do aluno com a sua participação nessas atividades propostas. Nossos principais achados demonstram correlações significativas e positivas entre a presença nas aulas e o desempenho nas avaliações (p < 0,0001; r = 0,84), bem como entre a realização das atividades propostas e o desempenho nas avaliações (p < 0,0001; r = 0,69). Em conjunto, esses dados sugerem que a utilização de diferentes estratégias de ensinagem baseadas na metodologia dialética com a ativa participação dos alunos é essencial para um bom rendimento acadêmico, sendo altamente recomendada para o ensino da Fisiologia do Exercício.

Insatisfação corporal e maturação biológica em atletas do sexo masculino.
FORTES, Leonardo de Sousa; ALMEIDA, Sebastião Sousa; FERREIRA, Maria Elisa Caputo
Resumo
O objetivo do presente estudo foi investigar a influência da maturação biológica na insatisfação corporal (IC) de jovens atletas do sexo masculino. Participaram da pesquisa 464 esportistas. A IC foi mensurada pelo Body Shape Questionnaire (BSQ). A maturidade biológica foi estimada pela maturação somática. Peso, estatura e dobras cutâneas foram aferidos para calcular o índice de massa corporal (IMC) e estimar o percentual de gordura, respectivamente. Foram conduzidos testes estatísticos em "software" especializado para analisar os dados. Os resultados não evidenciaram diferenças estatisticamente significativas para as pontuações do BSQ segundo classificações de maturação somática. Por outro lado, identificaram-se diferenças de IMC e percentual de gordura entre estágios maturacionais (p < 0,05). Deste modo, concluiu-se que a IC dos jovens atletas não sofreu influência da maturação biológica.

Uso da informação somatossensorial adicional no controle postural: efeito da dominância manual.
ARAÚJO, Iara Mont'Alvão Guedes de; ALOUCHE,  Sandra Regina; CUNHA, Bianca Pinto; FREITAS, Sandra Maria Sbeghen Ferreira de
Resumo
Buscamos com o presente estudo investigar o efeito da dominância manual e da visão no uso da informação somatossensorial adicional fornecida pelo toque suave no controle postural. Quinze adultos jovens e destros permaneceram em pé sobre uma plataforma de força com a) olhos abertos ou fechados e b) braços ao lado do corpo ou o dedo indicador direito ou esquerdo tocando a barra fixa. A área do centro de pressão (CP), amplitude e velocidade médias do CP nas direções anteroposterior e médio-lateral foram avaliadas. Os resultados indicaram uma redução nas medidas nas condições de toque e aumento com os olhos fechados, exceto quando o toque foi realizado com dedo indicador direito. A força máxima foi maior para a mão direita, enquanto a sensibilidade cutânea e as forças aplicadas à barra foram similares entre os hemicorpos. Esses resultados sugerem um efeito da dominância manual e visão no uso da informação somatossensorial adicional no controle postural.

Estimulação cerebral na promoção da saúde e melhoria do desempenho físico.
OKANO,  Alexandre Hideki; MONTENEGRO, Rafael Ayres; FARINATTI,  Paulo de Tarso Veras; LI, Li Min; BRUNONI, André Russowsky; FONTES, Eduardo Bodnariuc
Resumo
O avanço tecnológico das últimas décadas tem proporcionado o uso eficaz de técnicas não-invasivas na neuromodulação cerebral. Atualmente, as principais técnicas de neuromodulação são a estimulação magnética transcraniana (EMT) e a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC). Por meio de revisão da literatura, o presente estudo aborda: a) história da estimulação cerebral; b) mecanismos de ação estudados através da neurofisiologia motora, farmacologia, neuroimagem e animais experimentais; c) perspectivas de aplicações da estimulação cerebral para promoção da saúde e melhoria do desempenho físico, incluindo o controle autonômico cardíaco e hipotensão pós-exercício, o controle de apetite e a modulação da fadiga e desempenho físico; e d) aspectos de segurança referentes ao uso da ETCC. Dessa forma, a ETCC parece ser uma técnica efetiva e segura para modular a função cerebral e podemos vislumbrar algumas perspectivas de aplicação no âmbito da ingestão alimentar, saúde cardiovascular e desempenho físico.

The psychobiological model: a new explanation to intensity regulation and (in)tolerance in endurance exercise.
SMIRMAUL, Bruno Paula Caraça; DANTAS, José Luiz; NAKAMURA, Fábio Yuzo; PEREIRA, Gleber
Abstract
The mechanisms underpinning fatigue and exhaustion, and the specific sources of exercise-endurance intensity regulation and (in)tolerance have been investigated for over a century. Although several scientific theories are currently available, over the past five years a new framework called Psychobiological model has been proposed. This model gives greater attention to perceptual and motivational factors than its antecedents, and their respective influence on the conscious process of decision-making and behavioral regulation. In this review we present experimental evidences and summarize the key points of the Psychobiological model to explain intensity regulation and (in)tolerance in endurance exercise. Still, we discuss how the Psychobiological model explains training-induced adaptations related to improvements in performance, experimental manipulations, its predictions, and propose future directions for this investigative area. The Psychobiological model may give a new perspective to the results already published in the literature, helping scientists to better guide their research problems, as well as to analyze and interpret new findings more accurately.