Confira os resumos dos artigos que estarão no próximo fascículo
da RBEFE
Influência de posições do joelho no torque e
atividade mioelétrica do tríceps sural na flexão plantar isométrica máxima.
BAPTISTA, Marco Túlio;
NASCIMENTO, Francisco Xavier Monteiro do; NARDES, Leandro Kegler; MATTA Thiago Torres
da; OLIVEIRA, Liliam Fernandes de
Resumo
Os objetivos do estudo
foram comparar o torque isométrico máximo de flexão plantar, em duas posições
de joelho e analisar a variação da atividade miolétrica dos músculos do tríceps
sural nas duas condições. A amostra composta de 14 homens saudáveis. O pé
direito dos participantes foi fixado ao adaptador do aparelho isocinético com o
tornozelo em 90 graus. Duas contrações isométricas voluntárias máximas de cinco
segundos foram obtidas para cada posição do joelho: estendido e com 90 graus de
flexão. Foram analisados o pico de torque flexor plantar médio e o valor RMS do
sinal eletromiográfico (EMG) dos três segundos intermediários do gastrocnêmio
lateral (GNL), gastrocnêmio medial (GNM) e sóleo para cada posição. Os torques
médios nas posições de joelho em extensão e flexão foram 100,4 ± 17,4 Nm e 72,6
± 18,4 Nm, respectivamente. Os gastrocnêmios apresentaram uma redução do valor
RMS relativo com o joelho em flexão (40,5 ± 10,5 e 31,7 ± 25,6% para o GL e GM,
respectivamente) enquanto o sóleo aumentou nessa condição (35,6 ± 28,9%). A
redução do torque de flexão plantar parece estar associada ao resultado de um
compromisso entre a inibição da atividade mioelétrica dos GNM e GNL, e
otimização da ativação do sóleo. Os resultados podem contribuir no auxílio da
prescrição de exercícios direcionados para o tríceps sural, enfatizando a
ativação de diferentes músculos com variações no ângulo articular do joelho.
Palavras-chave: Contração muscular;
Gastrocnêmio lateral; Gastrocnêmio medial; Sóleo; Eletromiografia
Quais ações técnico-táticas realizadas
durante as partidas de futsal podem discriminar o resultado de vitória ou
derrota?
MILOSKI, Bernardo; PINHO,
João Pedro; FREITAS, Camila Gobo de; MARCELINO, Pablo Rebouças; ARRUDA, Ademir
Felipe Schultz de
Resumo
O objetivo do presente estudo foi verificar
se as ações técnico-táticas específicas do futsal são capazes de discriminar o
resultado de partidas de uma equipe de alto rendimento. Foram analisadas 40
partidas de uma equipe de futsal durante dois anos de disputa da Liga Nacional.
Considerou-se os resultados de vitória ou derrota. Durante cada partida, foram
analisados o número total das seguintes ações técnico-táticas: Desarmes
Realizados, Desarmes Sofridos, Total de Finalizações Realizadas, Total de
Finalizações Sofridas, Finalizações Certas Realizadas, Finalizações Certas
Sofridas, Passes Incompletos Realizados e Passes Incompletos do Adversário; bem
como os índices de coeficiente para cada ação técnico-tática, a partir da razão
entre ação realizada e sofrida. Foi realizada uma Análise Discriminante a
partir do método de estimação simultânea. Apenas as variáveis Desarmes
Realizados, Desarmes Sofridos e Coeficiente de Desarme apresentaram cargas
discriminantes acima de 0,40, indicando que as mesmas poderiam discriminar o
resultado de vitória e derrota em partidas de futsal. Pode-se concluir que a
eficiência em relação ao número de Desarmes Realizados e de Desarmes Sofridos
pode ser considerada um fator importante para alcançar o resultado de vitória
em partidas de futsal de alto rendimento. Este estudo apontou que o sistema
defensivo da equipe de futsal analisada, tanto no que se refere à organização
tática quanto no tocante à técnica adequada para realização do desarme se
apresentou como um fator discriminante do resultado da partida. Além disso, o
sistema ofensivo também parece ser importante no sentido de prover uma melhor
organização de ataque enquanto diminui a possibilidade de sofrer desarmes.
Palavras-chave: Análise de desempenho;
Esporte coletivo; Esporte de alto rendimento; Desempenho esportivo; Futsal.
Efeito do número de jogadores sobre a demanda
física e respostas fisiológicas durante jogos: com campo reduzido em jogadores
de futebol sub-15.
PEDRO, Rafael
Evangelista; MACHADO, Fabiana Andrade; NAKAMURA, Fábio Yuzo
Resumo
O
objetivo do estudo foi verificar o efeito do número de jogadores em jogos com
campo reduzido (JCRs) sobre a demanda física e as respostas fisiológicas em
jogadores adolescentes de futebol. Para isso, 14 jogadores de uma equipe de nível
estadual (idade 14,4 ± 0,5 anos; massa corporal 56,2 ± 7,0 kg; estatura 1,7 ±
0,1 m; IMC 20,3 ± 1,4 kg·m-2) foram submetidos a dois formatos (3 vs
3 e 7 vs 7) de JCRs. Foram analisadas as repostas de frequência cardíaca (FC),
percepção subjetiva de esforço (PSE) e lactato sanguíneo ([La]), além da
demanda física por meio do sistema de posicionamento global (GPS). Embora não
tenha havido diferença estatística nas distâncias percorridas em diferentes
zonas de velocidade entre os formatos de JCRs, a distância total percorrida, a
distância percorrida em alta velocidade, a quantidade de ações em alta
intensidade e a quantidade de acelerações > 1 m·s-2 foram maiores
(p < 0,05) no JCR 3 vs 3 (1794 m; 885 m; 69; 87, respectivamente) em relação
ao JCR 7 vs 7 (1663 m; 712 m; 57; 68). O percentual da frequência cardíaca
máxima (FCmáx), PSE e [La] foram superiores (p < 0,05) no JCR 3 vs 3 quando
comparado ao 7 vs 7 (91,3%; 6,1 u.a.; 5,0 mmol·L-1 vs 85,1%; 5,1
u.a.; 2,1 mmol·L-1, respectivamente). Os resultados demonstram que a
intensidade é maior durante o JCR 3 vs 3 do que no JCR 7 vs 7; além disso, a
demanda física é influenciada pelo número de jogadores, com uma maior distância
total e distância em alta velocidade, além de maior quantidade de atividades em
alta intensidade e acelerações no JCR 3 vs 3.
Palavras-chave: Sistema de posicionamento
global; Treinamento aeróbio; Análise cinemática; Desempenho atlético.
Por uma reconstrução
teórica do futebol: a partir do referencial sociológico de Pierre Bourdieu.
SOUZA, Juliano de; ALMEIDA,
Bárbara Schausteck de; MARCHI JÚNIOR, Wanderley
Resumo
Neste artigo temos
por objetivo retomar a teoria sociológica de Pierre Bourdieu no sentido de
demonstrar alguns dos aspectos em que ela pode ser útil para estudar o futebol no
contexto de globalização do espetáculo esportivo, do qual, inclusive, o Brasil
se apresenta atualmente como um dos protagonistas por conta, dentre outras
coisas, da realização da Copa do Mundo da FIFA em 2014 no país. Na primeira
parte do artigo apresentamos então um esboço do quadro teórico de Bourdieu. Em
seguida, exploramos algumas situações práticas referentes ao futebol que são
passíveis de serem tratadas pelo prisma de seu referencial. Por fim, e a modo
de desfecho, reiteramos aqueles pontos em que seu modelo contribui para avançar
no tratamento teórico do futebol, especialmente no Brasil.
Palavras-chave:
Pierre Bourdieu; Sociologia; Futebol.
Aspectos da “drive for muscularity”: em
estudantes de Educação Física.
CAMPANA, Angela
Nogueira Neves Betanho; TAVARES, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes
Resumo
“Drive for muscularity”
refere-se ao desejo de alcançar um corpo musculoso idealizado e ao grau de
preocupação que o sujeito pode ter a respeito do aumento da sua musculatura e a
motivação para se tornar mais musculoso. O propósito deste estudo foi o de
contribuir para a compreensão do “Drive for Muscularity” no cenário brasileiro,
procurando identificar crenças, sentimentos e comportamentos a este constructo
relacionados, em estudantes de educação física do sexo masculino. Dois grupos
focais, com cinco participantes cada, foram realizados para evidenciar
elementos de “drive for muscularity”. Através da análise de decomposição
temática foram identificados dois temas, nos quais foram distribuídos cinco
subtemas: “é importante ser musculoso”;
“é importante ser suficientemente musculoso”; “construção do corpo musculoso”; “o peso de
estar fora do padrão” e “o preço para
atingir o padrão”. Concluiu-se que aparência e a função são importantes, aquele
que parece forte também deve ser capaz de fazer força. O corpo suficientemente
musculoso, com baixo percentual de gordura é aquele valorizado, inclusive no
mercado de trabalho. A forma mais lícita de alcançar o corpo musculoso é
através da rotina ascética de treinamento, alimentação balanceada e descanso.
Os suplementos alimentares são recursos adicionais aceitos. O uso de esteroides
anabolizantes por aqueles com “herança genética” desfavorável é inicialmente
“perdoado”, mas o corpo que resulta deste recurso é fonte de sentimentos
ambíguos.
Palavras-chave: Educação física;
Homens; Imagem corporal.
Perspectiva ecológica na determinação de
percursos: desportivos contrastantes em jovens futebolistas.
DOMINGUES, Marcio
Pinto; CAVICHIOLLI, Fernando; GONÇALVES, Carlos Eduardo
Resumo
Pretendeu-se examinar as
influências contextuais e sócio-ambientais nas atitudes e comportamentos dos
jovens na sua participação desportiva. Participaram 24 jovens jogadores de
futebol de um Clube de Orientação Profissional (COP), divididos em quatro
escalões dos sub 14 aos sub 17. Participaram em entrevistas de grupo sobre a
sua participação desportiva, caracterização do contexto de prática e relações
interpessoais. O clima de grupo, entre os pares, foi positivamente referido
pelos jovens como importante. A procura de estatuto e reconhecimento, a par da aspiração
ao profissionalismo foi referido como importante no trajeto desportivo. Os pais
são importantes agentes na participação desportiva e a relação do jovem com o
treinador mostrou-se influente no clima motivacional percepcionado pelos
jovens. Os resultados determinam importantes ativos a ter em consideração na
construção da estrutura de treino em jovens inseridos em clubes profissionais.
A participação desportiva dos jovens atletas precisa ter em consideração o
contexto de prática de forma a promover um desenvolvimento positivo.
Palavras-chave: Ecologia prática;
Participação desportiva; Jovens atletas.
A história da Educação Física na educação
profissional: entrada, saída e retorno à Escola Federal de Porto Alegre.
SILVA, Eduardo
Marczwski da; FRAGA, Alex
Branco
Resumo
Esse artigo se propõe a
contar a história da disciplina de Educação Física no currículo da mais antiga
Escola Profissionalizante de Porto Alegre. O texto foi construído a partir da
análise de documentos relativos ao ensino ministrado nesta instituição de
ensino entre os anos de 1966 e 2012. Após a análise, a história foi contada em
três categorias temáticas, às quais representam a entrada da Educação Física
nos currículos da Escola; o desaparecimento da Educação Física dos currículos da
Escola; e, o retorno da disciplina aos currículos da mais antiga Escola
Profissionalizante de Porto Alegre. O recente retorno da Educação Física aos
currículos dessa Escola ocorre em uma nova modalidade de ensino de nível médio
(curso técnico integrado ao ensino médio) e indica uma mudança nos conteúdos
historicamente desenvolvidos pela disciplina nessa Escola Profissionalizante.
Palavras-chave: Educação física;
Currículo; Escola técnica; Educação profissionalizante.
O discurso médico e a Educação Física nas
escolas (Brasil, século XIX).
COSTA, Luciene
Henrique da; SANTOS, Marysol de Souza; GÓIS JUNIOR, Edivaldo
Resumo
Para os médicos, a reforma da sociedade não
residia apenas nas ruas, nas avenidas, nas construções, enfim, em uma
urbanização com base em preceitos da saúde. Era impreterível incutir uma
reforma dos corpos, que ocorria primeiro no núcleo familiar através da educação
higiênica na infância. É neste campo específico da Higiene que os exercícios
físicos tornaram-se foco de interesse dos médicos. O objetivo deste estudo é
descrever o contexto de escolarização da Educação Física mediante o discurso
médico do século XIX. Para isto, realizou-se uma pesquisa histórica e
documental que teve como fontes: as teses para a obtenção do título de doutor da
Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e Bahia. Conclui-se que a mentalidade
higienista colaborou para a lenta difusão dos exercícios físicos no contexto
educacional do século XIX. Contudo a relevância da ginástica era secundária no
projeto higienista.
Palavras-chave: História da medicina;
Educação física escolar; Higiene; Corpo.
A vantagem em casa no futebol: comparação
entre Copa Libertadores da América e UEFA Champions League.
DRUMMOND, Lucas Rios;
DRUMMOND, Filipe Rios; SILVA, Cristiano Diniz da
Resumo
O
objetivo desse estudo foi comparar a vantagem em casa (VC) entre Copa
Libertadores da América (CLA) e UEFA Champions League (UCL). Foram analisadas
todas as partidas da fase de grupos (n = 1536) das temporadas 2004 a 2011. Para
quantificar a VC, foi utilizada a metodologia de aproveitamento percentual de
pontos proposta por Pollard3,
sendo considerado VC valores maiores que 50%. Houve diferença significativa (p
= 0,010) para a VC na CLA (67,8 ± 4%) em relação a UCL (60,5 ± 5%). A magnitude
das diferenças das médias (diferença média = 0,73; IC 95%: 0,020 a 0,127) foi
grande (2 = 0,35). Conclui-se que a VC foi maior na CLA do que na
UCL nas temporadas analisadas e que fatores como altitude, distância de viagem,
característica das torcidas e comportamento arbitral poderá ajudar a explicar
esse fenômeno em futuros estudos.
Palavras-chave: Jogar em casa;
Defesa territorial; Desempenho esportivo; Futebol.
Formação de jogadores profissionais de
voleibol: relações entre atletas de elite e a especialização precoce.
MARQUES, Renato
Francisco Rodrigues; LIMA, Celiane Pereira; MORAES, Camila de; NUNOMURA, Myrian; SIMÕES, Elaine
Cristina
Resumo
Embora a literatura
aponte malefícios da especialização esportiva precoce, sua aplicação permanece
recorrente, embasada na crença que quanto mais cedo os treinos e a participação
em competições se iniciarem, maiores serão as chances de sucesso no alto
rendimento. O objetivo deste estudo foi investigar como ocorreu o processo de formação
esportiva de 52 jogadores profissionais de voleibol masculino, atuantes no
Campeonato Paulista e Superliga Nacional. O foco foi analisar a possível
ocorrência de especialização precoce e de vivências esportivas diversificadas.
Os dados foram coletados através de questionário por escrito e apresentados com
estatística descritiva. Os resultados apontam que a maioria dos atletas não foi
especializada precocemente e vivenciou práticas diversificadas durante sua
formação, em diferentes modalidades esportivas. Os dados sinalizam para a tese
que quando os treinamentos com foco nos resultados competitivos se iniciam após
ou durante a puberdade há maiores chances de sucesso esportivo em comparação à
especialização esportiva precoce.
Palavras-chave: Especialização
esportiva precoce; Voleibol; Especialização; Iniciação esportiva.
Estágios de mudança de comportamento para
atividade física em universitários e fatores sociodemográficos associados.
QUINTINO, Priscila
Luana; SILVA, Diego Augusto Santos; PETROSKI, Edio Luiz
Resumo
Os objetivos deste
trabalho foram descrever os Estágios de Mudança de Comportamento (EMC) para
Atividade Física (AF) e identificar fatores sociodemográficos associados aos
EMC para AF em acadêmicos do curso de Educação Física de uma instituição
pública do sul do Brasil. Estudo transversal com 236 estudantes do curso de
Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Avaliou-se os EMC
(pré-contemplação, contemplação, preparação, ação e manutenção) por meio de
questionário. As variáveis sociodemográficas analisadas foram: sexo, idade,
situação conjugal, trabalho, renda, curso, escolaridade materna e paterna. Dos
acadêmicos investigados, 18,6% encontravam-se nos estágios de comportamento
inativo fisicamente (0,4% pré-contemplação; 2,5% contemplação; 15,7%
preparação). Em relação aos estágios do comportamento ativo, 81,4% dos
universitários estavam nesta situação (18,2% ação; 63,2% manutenção). O sexo feminino
foi o subgrupo populacional com maiores chances de apresentar comportamento
inativo. Programas de educação em saúde e de incentivo à prática esportiva na
universidade devem ser estimulados para a modificação e adoção de comportamento
ativo.
Palavras-chave: Atividade motora;
Estilo de vida; Renda; Estudos transversais.
Futebol: representações e práticas de
escolares do ensino fundamental.
Macagnan, Leandro Del Giudice;
BETTI, Mauro
Resumo
Este
estudo buscou caracterizar as práticas e identificar representações sociais de
escolares sobre o futebol no âmbito da aulas de Educação Física Escolar.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipo etnográfico, que utilizou
observação participante e entrevistas semiestruturadas, além de questionário,
em uma turma de 29 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola
pública na cidade de Bauru - SP. Os resultados indicam que as mídias e a
família são os principais elementos que constituem as representações dos alunos
sobre o futebol, e que o modo como a prática do futebol é desenvolvida na
escola ao mesmo tempo as constrói e realimenta. Concluímos que as
representações sociais são um importante meio que orienta as relações dos
alunos com o futebol, na medida em que influenciam a orientação e organização das
suas condutas. Todavia, isto não torna homogêneas suas condutas e valores, pois
os alunos buscam no futebol a satisfação de algo que é também pessoal, como
diversão e amizades.
Palavras-chave: Futebol; Representações
sociais; Educação física escolar.
A percepção dos alunos com deficiência sobre
a sua inclusão nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso.
ALVES, Maria Luiza
Tanure; DUARTE, Edison
Resumo
O estudo tem como
objetivo investigar a inclusão a partir da perspectiva do aluno com deficiência
dentro do contexto das aulas de educação física escolar. Participaram do estudo
três estudantes entre 12 e 21 anos com deficiência física ou visual do sexo feminino.
Foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas com roteiro pré-definido e
anotações de campo como instrumentos de medida. A inclusão no contexto das
aulas de educação física esteve vinculada a três fatores: adaptação,
participação social e capacidade. Estes fatores agiram de forma dependente e
complementar para a construção de um senso de pertencimento, aceitação e valor
dentro do grupo.
Palavras-chave: Aluno com deficiência;
Processo inclusivo; Educação física escolar.
The
relationship between oestrogen and muscle strength: a current perspective.
ELLIOTT-SALE, Kirsty Jayne
Abstract
The relationship between muscle strength and oestrogen
is ambiguous and is still largely unresolved. The evidence for and against an
effect of oestradiol on determinants of muscle function is equivocal and often
contradictory. The bulk of the research in this area was performed during the
eighties and nineties, using models of reproductive functioning such as; the
menstrual cycle, the menopause and hormone replacement therapy, oral
contraceptives and in vitro fertilisation treatment, to alter the female
hormonal milieu. In the last decade, approximately 15 papers have demonstrated
a relationship, both positive and negative, between the concentration of
oestrogen and skeletal muscle strength. Conversely, around 20 articles have not
shown any influence of oestrogen on a number of strength measures. The majority
of these studies were performed using post-menopausal and eumenorrheic females.
Most current studies use hormonal assays to confirm oestrogen status, however
no recent studies have reported the bioavailable concentration of oestradiol.
Similarly, no research in the last 10 years has used in vitro fertilisation
treatment or pregnancy as acute and chronic models of supra-physiological
changes in sex hormone concentration. Future work should focus on performing
meta-analyses on each of the key components of muscle strength in an attempt to
elucidate a causal relationship. In addition, models of reproductive
functioning that cause the greatest magnitude of change to oestrogen
concentration should be
used, while controlling as many confounding factors as possible.
Key words: Oestradiol;
Reproductive hormones; Muscular system; Females; Performance.
Sports
dentistry: a perspective for the future.
SOARES, Paulo
Vinícius; TOLENTINO, Andrea Barros; MACHADO, Alexandre Coelho; DIAS, Reinaldo
Brito; COTO, Neide
Pena
Abstract
Sports Dentistry (SD) acts in the prevention,
maintenance and treatment of oral and facial injuries, as well as the
collection and dissemination of information on dental trauma, beyond stimulus
to research. Establishes as a duty for the dentist detect problems related to
the athlete’s stomatognathic system. This essay is based on the provided data from the literature related to SD, including definition, practice
areas and research fields. To discuss the data, six areas were categorized:
shares in sports dentistry; oral health of athlete; sports-related dental
implications; dental-facial trauma; face shields; and mouthguards. The analyzed
data show that the SD is still an underexplored field of action by dentists,
but it is expanding, despite not being recognized specialty by the Federal
Council of Dentistry, but the Brazilian Academy of Sports Dentistry has been
created with a mission to show the real importance of Dentistry in sport. The
dentist should be part of the group of professionals associated with the
athlete to perform periodic checks in order to ensure oral health which may contribute
to athletes´performance. When impact occurs, however, it would be possible reduce the severity of the
impact related to injuries, by using helmets, masks, goggles, face shields and
mouthguard. Additionally, it is imperative that dentists, sports coaching,
athletes, and professional who work with athletes be aware of the benefits of
incorporating SD as an important academic and professional subject.
Key words: Mouthguard; Face shield; Trauma; Athletes’s oral health.