segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Confira os resumos dos artigos que estarão no próximo fascículo da RBEFE



RESUMOS

Análise dos padrões ofensivos da Seleção Espanhola de Futebol na Copa do Mundo FIFA® 2010 em relação ao “status” da partida.
MORAES, Emerson Luciano; CARDOSO, Felippe; TEOLDO, Israel 
Resumo 
Este trabalho teve por objetivo analisar o comportamento tático da seleção espanhola de futebol durante a Copa do Mundo FIFA® 2010, considerando o resultado parcial das partidas, em quatro diferentes situações: “Empate”, “Vitória+1”, “Vitória+2”, e “Derrota-1”. A amostra foi composta por 894 sequências ofensivas da seleção espanhola nos seus sete jogos durante a competição. Para a coleta dos dados recorreu-se às observações dos vídeos dos jogos gravados a partir de transmissões de uma estação de televisão. Foram analisadas as variáveis de jogo: Tempo de realização do ataque, Número de contatos com a bola, Número de bolas recebidas/Número de passes, Velocidade de transmissão da bola, Local de aquisição ou recuperação da posse de bola e Forma de aquisição ou recuperação da posse de bola. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e os testes de Qui-quadrado e Kruskal-Wallis (p < 0,05). Foram verificadas diferenças significativas apenas para as variáveis “Velocidade de transmissão da bola”, “Local e Forma de aquisição e recuperação da posse de bola”. Em suma, foi possível inferir que o comportamento tático do time espanhol não sofreu alteração significativa no decorrer da competição, independente do “status” da partida. 

Avaliação do torque passivo de flexão plantar e torque ativo de flexão dorsal em ginastas rítmicas e não atletas.
GOULART, Natália Batista Albuquerque; DIAS, Caroline Pieta; LEMOS, Fernando de Aguiar; OLIVA, João Carlos; LANFERDINI, Fábio Juner; VAZ, Marco Aurélio 
Resumo 
O treinamento realizado por atletas de elite acarreta demandas funcionais específicas que produzem mudanças nos tendões e nas propriedades musculares. Nas atletas de ginástica rítmica (GR) há uma exigência maior de controle motor em posições extremas de flexão plantar. Esta demanda pode alterar o torque passivo dos flexores plantares bem como influenciar na amplitude de movimento (ADM) de flexão dorsal e torque dos dorsiflexores. No presente estudo foi comparada a ADM de flexão dorsal de GR e meninas não atletas (MNA), e determinada a correlação entre o torque passivo dos flexores plantares (TPFP) e o torque ativo dos flexores dorsais (TAFD). O estudo incluiu 10 GR e 10 MNA. A ADM de flexão dorsal foi medida com um goniômetro. O TPFP e TAFD foram avaliados por meio de um dinamômetro isocinético em cinco ângulos articulares (20º, 10º, 0º, -10º e -20º). O teste T para amostras independentes foi utilizado para a comparação entre os grupos (α = 0,05). O coeficiente de correlação de Pearson indicou uma correlação negativa alta e moderada entre o TPFP e TAFD para as GR e NA, respectivamente. GR apresentaram menor ADM de flexão dorsal comparadas às MNA. O TPFP foi significativamente maior nas GR comparado as MNA. Por outro lado, o TAFD foi maior nas MNA. A correlação do TPFP com o TAFD foi de r = -0,82; p < 0,01 e r = -0,68; p < 0,01 para GR e MNA, respectivamente. Os resultados sugerem que a alta demanda mecânica nos flexores plantares na GR aumenta o TPFP que pode influenciar negativamente na ADM dos flexores dorsais e no TAFD. 

Análise do impacto do tênis e coturno fornecidos pelo Exército Brasileiro durante a marcha.
TORRES, André Silva; FERRARI, Daniel Morgado; CIROLINI, Vagner Xavier; VALENTE, Antônio Marcio dos Santos; MUNIZ, Adriane Mara de Souza 
Resumo
O objetivo do presente estudo foi comparar a absorção de impacto durante a marcha descalço e com tênis e coturno fornecidos pelo Exército Brasileiro. A amostra foi composta por 20 soldados saudáveis recém-incorporados sem sintomas ou lesões musculoesqueléticas ou neurológicas que interferissem na marcha. Os sujeitos foram instruídos a caminhar em uma plataforma de madeira de 10 metros de comprimento por um metro de largura, com duas plataformas de força (Bertec, EUA) embutidas no centro. O componente vertical da força de reação do solo foi avaliado durante a marcha nas situações tênis, coturno e descalço. O sistema de cinemetria (Qualysis, Suécia) foi utilizado para medir a velocidade da marcha em cada situação de teste. O primeiro pico de força (PPF), o tempo para atingir o PPF (T_PPF), pico transiente de impacto (IPF) e a taxa de aceitação do peso (TAP) entre 10% e 30%, 30% e 50%, 50% e 70%, 70% e 90% e 10% e 90% do PPF foram avaliadas. O T_PPF foi em média 1s menor (p < 0,0001), o IPF e a TAP entre 10% e 30% do PPF foram maiores (p < 0,0001, ambos) descalço comparados a marcha com tênis e coturno. Não foi observado diferença estatística nas outras variáveis estudadas nas três condições de teste, bem como em nenhuma variável na comparação entre tênis e coturno. Os calçados avaliados são eficientes em reduzir o impacto durante a marcha por atrasar em média 1 s o tempo em que o PPF foi atingido, reduzir o IPF e a TAP nos primeiros 30% do PPF. 

Implicações da cadência de pedalada sobre a potência mecânica e o período de contração muscular no ciclismo.
JACQUES, Tiago Canal; LANFERDINI, Fábio Juner; BINI, Rodrigo Rico; VAZ, Marco Aurélio 
Resumo 
A energia mecânica necessária para a pedalada no ciclismo depende de ações musculares concêntricas e excêntricas. Contudo, até o momento não se tem conhecimento de como variações na cadência de pedalada podem influenciar o tipo de ação muscular utilizada. O presente estudo investigou os efeitos de alterações na cadência nas ações musculares concêntricas e excêntricas durante a pedalada. A absorção e a produção de potência pelas articulações foram calculadas para monitorar possíveis repercussões das mudanças na cadência sobre a cinética articular. Vinte e um ciclistas participaram do estudo (VO2pico: 64,1 ± 5.0 ml/kg/min; volume de treinamento: 368,2 ± 69,5 km/semana). Na primeira sessão de avaliação, a potência máxima (POMAX) e a potência produzida relativa ao segundo limiar ventilatório (POLV2) foram determinadas durante teste incremental até a exaustão. Na segunda sessão, os ciclistas realizaram dois testes de dois minutos de duração a 70 e 90 rpm e carga constante (POLV2). A ativação de seis músculos, a força aplicada no pedal e a cinemática do membro inferior direito foram avaliadas. Um maior tempo de ativação foi observado em fase excêntrica para os músculos vasto medial (8%; p < 0,01) e bíceps femoral (20%; p = 0,04) a 70 rpm em relação a 90 rpm, além de maior tempo de ativação em fase concêntrica para o músculo vasto medial (10%; p = 0,04) a 90 rpm em relação a 70 rpm. Não se observou diferença nas potências articulares entre as cadências testadas. A não alteração da potência articular sugere uma tendência de conservação do padrão do movimento com a alteração da cadência de pedalada. A ativação excêntrica de músculos da articulação do joelho pode estar relacionada com o controle articular, transmissão de força e redução do custo energético. 

Effect of β-alanine supplementation on 20 km cycling time trial performance.
JAMES, Ruth Margaret; COOPER, Simon Brian; ROBERTSON, Jacques; MARTIN, Daniel; HARRIS, Roger Charles; SALE, Craig 
Abstract 
The effects of β-alanine supplementation on high-intensity cycling performance and capacity have been evaluated, although the effects on longer duration cycling performance are unclear. Nineteen UK category 1 male cyclists completed four 20 km cycling time trials, two before and two after supplementation with either 6.4 g•d-1 β-alanine (n = 10; BA) or a matched placebo (n = 9; P). Performance time for the 20 km time trial and 1 km split times were recorded. There was no significant effect of β-alanine supplementation on 20 km time trial performance (BA-pre 1943 ± 129 s; BA-post 1950 ± 147 s; P-pre 1989 ± 106 s; P-post 1986 ± 115 s) or on the performance of each 1 km split. The effect of β-alanine on 20 km time trial performance was deemed unclear as determined by magnitude based inferences. Supplementation with 6.4 g•d-1 of β-alanine for 4 weeks did not affect 20 km cycling time trial performance in well trained male cyclists. 

Nelson Rodrigues, leitor e escritor: “diálogos”, criatividade e erudição explícita nas crônicas futebolísticas
CAPRARO, André Mendes; SANTOS, Natasha 
Resumo 
O objetivo da presente pesquisa é desvendar as interferências de outros gêneros trabalhados por Nelson Rodrigues, que teriam um vínculo menor com a verdade – especificamente o teatro –, nas construções sobre o futebol, edificadas na crônica esportiva do escritor. Atrelado a isso, intenta-se, ainda, expor o sentido com que Nelson utilizou tais recursos em seus textos futebolísticos, bem como as diversas influências a partir da leitura de clássicos da literatura nacional e mundial; ou até as nem sempre sutis referências a filósofos, sociólogos e mesmo os amigos intelectuais com quem dialogava. Para tal, contou-se com a análise de crônicas e roteiro rodrigueanos, pautada no referencial de Antonio Candido, quanto ao tratamento da literatura enquanto fonte, segundo o qual se faz necessária a intersecção entre texto (autonomia do autor e fatores de arte), bem como contexto da obra. 

Desenho da rede de um projeto esportivo social: atores, representações e significados.
SILVA, Orestes Manoel da; SILVA, Carlos Alberto Figueiredo da 
Resumo 
Este estudo é oferecido com o objetivo de explorar os sentidos e significados atribuídos pelos atores de uma rede que desenvolve um projeto esportivo social. O Projeto Boxe Vidigal (PBV) tem suas atividades no morro do Vidigal, localizado na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, ao lado do bairro do Leblon. A metodologia utilizada no estudo pautou-se pelos procedimentos da análise de redes e também da construção de categorias, com base na definição do núcleo e da periferia de representações sociais. Conclui-se que existe grande centralização das ações na pessoa do idealizador do projeto, por esta razão há baixa densidade e alta centralidade na rede. As percepções dos atores circulam pelas ideias de que o projeto “muda a vida das pessoas”, que os jovens “tornam-se menos agressivos”, que há “contribuição na formação social das crianças, jovens e das famílias” e que promove a “inclusão social de pessoas que vivem em comunidades pobres”. 

Cidadania e direitos dos jogadores de futebol na Democracia Corinthiana.
MARTINS, Mariana Zuaneti; REIS, Heloisa Helena Baldy dos 
Resumo 
Esta é parte de uma pesquisa mais ampla sobre a Democracia Corinthiana. Nesta, buscamos compreender de que maneira e em que medida a experiência alvinegra ampliou e construiu uma concepção de cidadania para seus jogadores. Assim, foi necessário identificar quais eram as reivindicações e conquistas dos jogadores que participaram da Democracia Corinthiana. Para tanto, utilizamos os depoimentos dos jogadores, em uma entrevista semi estruturada e nos principais jornais impressos de São Paulo, no período de 1981 a 1985, e comparamos com o debate teórico sobre cidadania proposto por T.H. Marshall. Concluímos que houve avanços em diversos elementos da cidadania dos jogadores de futebol, mas ainda se manteve a reafirmação de pressupostos do atraso, como o vínculo do passe, que torna o jogador uma mercadoria, não um cidadão. 

Os clubes de remo em Porto Alegre (RS) e a recomposição de fronteiras de identidades culturais.
SILVA, Carolina Fernandes da; MONTEIRO, Alberto de Oliveira; MAZO, Janice Zarpellon 
Resumo 
O objetivo desta pesquisa é desvendar como, no cenário do remo, foram reorganizadas as fronteiras identitárias com a fundação do Club de Regatas Almirante Barroso, nas duas primeiras décadas do século XX. Para a efetivação deste estudo histórico foram utilizados principalmente os jornais porto-alegrenses que circulavam no período. A fundação do Club Barroso modificou o cenário do remo em Porto Alegre, no início do século XX. Até então, os demais clubes de remo demarcavam fronteiras identitárias entre teuto-brasileiros e luso-brasileiros. O Club Barroso, diferentemente, congregou estes grupos de imigrantes e seus descendentes para a prática do esporte no Lago Guaíba. As fontes revelaram que esse clube de remo foi o primeiro da cidade a agrupar representações de identidades culturais luso-brasileiras e teuto-brasileiras. 

Los cuerpos de Foucault: una genealogía de los estudios foucaultianos en el campo de académico de la Educación Física en Brasil y en la Argentina
PICH, Santiago; RODRIGUEZ, Norma Beatriz 
Resumen 
Este artículo tiene como objetivo analizar las investigaciones desarrolladas en el campo académico de la Educación Física en Argentina y Brasil basadas en la obra de Michel Foucault. Delimitaremos nuestro análisis del caso brasileño a tres pesquisadores que son, Homero Luis Alves de Lima, Alex Branco Fraga y Luiz Carlos Rigo y en el caso argentino,  Ángela Aisenstein, Ricardo Crisorio y Pablo Ariel Scharagrodsky. Mostramos cómo esos trabajos están mayoritariamente referenciados en el segundo “dominio foucaultiano” y que son muy importantes para la denuncia de condiciones como la disciplinarización de los cuerpos y el control biopolítico de la población, sin embargo, el “tercer dominio” foucaultiano no es referenciado. Entendemos que ese dominio sería muy útil para la construcción de una propuesta pedagógica para la Educación Física, más allá del mero criticismo. 

Motivação competitiva de “squashistas” juvenis federados.
CECHIN, Fernando Machado; EVANGELISTA, Paulo Henrique Mellender; SALDANHA, Ricardo Pedrozo; Balbinotti, Marcos Alencar Abaide; KLERING, Roberto Tierling; BARBOSA, Marcus Levi Lopes; Balbinotti, Carlos Adelar Abaide 
Resumo 
A Motivação Competitiva (MC) é uma característica de personalidade fundamental no contexto dos esportes. Recentemente foi proposto um modelo de avaliação da MC chamado Modelo Tridimensional de Avaliação da Motivação Competitiva (MTAMC). Esse modelo supõe que a MC possui três orientações competitivas distintas: Orientação à Vitória (OV), Orientação à Performance (OP) e Orientação ao Status (OS). O objetivo da presente pesquisa foi explorar e comparar o perfil motivacional competitivo de 35 “squashistas” juvenis federados, de ambos os sexos e com idades entre 13 e 18 anos. Para tanto, essa amostra respondeu a Escala Balbinotti de Motivos à Competividade no Esporte (EBMCE-18). Os dois principais resultados foram: 1) as orientações foram OP, OV e OS, nessa ordem, sendo que OP e OV é o único dos três pares analisados que não se diferencia estatisticamente; 2) a variável sexo não influenciou a intensidade das respostas em qualquer das três orientações testadas. Novos estudos devem explorar se na diferença não significativa encontrada entre OP e OV houve a influência do tamanho da amostra. 

Efeito da instabilidade da superfície no comprimento da passada e ângulo do braço de bebês durante a aquisição da marcha.
PRÓSPERO, Viviani Gusmão Moretto; ANDRADE-DE CASTRO, Vanessa Mota; MARTINS, Raquel de Melo; MARQUES, Inara 
Resumo 
A aquisição da marcha independente foi analisada por meio de um estudo longitudinal, examinando o efeito da instabilidade da superfície no comprimento da passada e ângulo do braço de 11 bebês, com idade média de 12,09 ± 0,42 meses. Os bebês foram acompanhados ao longo de quatro meses com avaliações quinzenais. A marcha independente foi realizada sobre duas superfícies - rígida e deformante. O comprimento da passada e o ângulo do braço foram analisados por meio da cinemática, utilizando-se o programa APAS. Os resultados apresentaram efeito das sessões e das superfícies para o comprimento da passada e efeito das sessões para o ângulo do braço, indicando alterações no comportamento da marcha nas duas variáveis. Os dados indicam mudanças desenvolvimentais ocasionadas durante o processo de aquisição da marcha independente e sugere que tais alterações precedem a seleção de um padrão ou estratégia mais adequada às demandas do ambiente. 

Recursos humanos, financeiros e materiais de atletas de basquetebol nas categorias de base e a percepção dos treinadores sobre a formação dos atletas.
REIS, Cleiton Pereira; MORAES, Luiz Carlos Couto de Albuquerque; FERREIRA , Márcia Cristina Custódia; NOCE, Franco; COSTA, Varley Teoldo da 
Resumo 
O objetivo deste estudo foi analisar os recursos humanos, financeiros e materiais de atletas de basquetebol nas categorias de base e a percepção dos treinadores sobre estes recursos no processo de formação do atleta. A amostra do estudo foi composta por: 47 atletas de categoria sub-19 anos de Minas Gerais e os respectivos treinadores e 47 atletas profissionais. Os instrumentos utilizados foram: Questionário sobre o Contexto da Prática para Atletas de Basquetebol (QCP-Basq), Versão Recursos para o Treinamento e entrevista semiestruturada. Com base nos resultados foi possível entender que os atletas profissionais treinaram em instituições com mais recursos desde a iniciação esportiva em comparação aos atletas da categoria sub-19 anos de Minas Gerais. Os treinadores de Minas Gerais indicam precariedade na estruturação dos recursos na formação do jovem atleta e ressaltam que há dificuldade em aproveitar o jogador que se destaca nas categorias de base nas equipes profissionais do Estado. 

O ensino da dança na escola na ótica dos professores de Educação Física e de Arte.
SOUSA, Nilza Coqueiro Pires de; HUNGER, Dagmar Aparecida Cynthia França; CARAMASCHI, Sandro 
Resumo 
O objetivo deste estudo descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa, foi analisar se o conteúdo referente à dança está discriminado no Projeto Político Pedagógico (PPP) das Escolas; como se apresenta o ensino da dança nas aulas de Educação Física e de Arte; qual o conhecimento dos professores do conteúdo dança preconizado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s); qual importância é dada ao ensino da dança na escola e quais são os seus limites. Utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas para 64 professores efetivos de Educação Física e de Arte da rede pública estadual e municipal de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Em síntese, constatou-se que esses professores não têm uma participação efetiva e coletiva durante o processo de construção do PPP educacional; que eles conhecem, mas aplicam muito pouco e com restrições os conteúdos de dança sugeridos pelos PCN’s; que estão relegadas basicamente às festividades escolares e que são muitas as dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino da dança na escola. Conclui-se como necessária à união e integração desses educadores em prol do ensino da dança na escola, para que ela ocupe efetivamente seu espaço nas aulas de Educação Física e de Arte. 

Ensaio

Core y sistema de control neuro-motor: mecanismos básicos para la estabilidad del raquis lumbar.
SEGARRA, Víctor; HEREDIA, Juan Ramón; PEÑA, Guillermo; SAMPIETRO, Matías; MOYANO, Mauricio; MATA, Fernando; ISIDRO, Felipe; MARTÍN, Fernando; DA SILVA-GRIGOLETTO, Marzo Edir 
Resumen 
El “CORE” es un concepto funcional que engloba la integración de tres sistemas cuyo óptimo funcionamiento garantiza la realización de tareas con una mayor eficacia y seguridad a nivel raquídeo, permitiendo adecuados niveles de estabilidad y control del movimiento. En este sentido, a fin de afrontar con éxito  retos que demanden un control dinámico de la columna y la pelvis, el SNC debe aplicar estrategias diferentes, sopesando as fuerzas internas y externas con el fin de proporcionar una respuesta muscular que permita un movimiento óptimo y resista cualquier posible perturbación. En el presente manuscrito se revisa de forma aplicada, las bases, atendiendo a la información disponible actualmente, de los mecanismos básicos de control motor y las posibles alteraciones en los mismos a ser considerados por los especialistas en ejercicio respecto a su intervención mediante programas de ejercicio para la mejora de la capacidad de estabilización raquídea.