segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Confira os resumos dos artigos que estarão no próximo fascículo da RBEFE

Clique aqui!



Efeitos agudos de diferentes intensidades e volumes de exercício aeróbio sobre as concentrações de triptofano e serotonina em mulheres idosas fisicamente ativas. 
Jônatas de França BARROS; Marcelo Magalhães SALES; Rodrigo Alberto Vieira BROWNE; Keila Maria Dias Carmo LOPES 
Resumo 
O envelhecimento provoca uma diminuição na concentração de serotonina, que por sua vez, pode produzir anormalidades de comportamento como: agressividade, insônia, comportamento suicida ou criminal e perda do desejo sexual. Entretanto, estudos demonstram que o exercício aeróbio parece aumentar agudamente as concentrações de triptofano e serotonina. Por outro lado, não há relatos na literatura de estudos que tenham investigado os efeitos de diferentes intensidades e volumes de exercício aeróbio sobre as concentrações de triptofano e serotonina em mulheres idosas. O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos agudos de diferentes intensidades e volumes de exercício aeróbio sobre as concentrações de triptofano e serotonina em mulheres idosas fisicamente ativas. Para tanto, 49 mulheres idosas (idade entre 60 e 75 anos), fisicamente ativas, foram distribuídas em seis grupos: controle (GC; n = 8) e cinco experimentais: 1) exercício aeróbio realizado a 90% do limiar ventilatório (LV90; n = 8); 2) exercício realizado em intensidade de limiar ventilatório (LV; n = 8), 3) exercício realizado em intensidade relativa a 90% do ponto de compensação respiratório (PCR90; n = 8), todos com duração de 20 min; 4) teste de esforço máximo (Gmáx; n = 8); e 5) exercício realizado em intensidade de limiar ventilatório com duração de 60 min (LV60min; n = 9). Antes e após a realização das sessões de exercícios foram realizadas coletas de sangue venoso para quantificação das concentrações de triptofano e serotonina. Não foram identificadas diferenças significativas (p > 0,05) entre (GC, LV90, LV, PCR90, Gmáx e LV60min) e intragrupos (pré e pós) nas concentrações de serotonina e triptofano. Em conclusão, sessões agudas de exercício aeróbio realizado em diferentes intensidades e volumes não resultaram em alterações significativas nas concentrações de serotonina e tripotofano em mulheres idosas. 

Efeitos de diferentes intensidades de exercício sobre a concentração sérica de interleucinas. 
Pedro Rogério da Silva NEVES; Thiago Ricardo dos Santos TENÓRIO; Maria Tereza Cartoxo MUNIZ; Leônidas Moreira do VALLE NETO; João Paulo BOTERO; Lila Missae OYAMA; Wagner Luiz do PRADO 
Resumo 
O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos agudos e de curta duração de duas intensidades de exercício aeróbio sobre a concentração circulante de IL-6 e IL-10. Quinze homens jovens fisicamente ativos (21,0 ± 1,9 anos) foram submetidos a duas sessões de exercício (“crossover”): alta intensidade de exercício (AIE)- (80% VO2pico), e baixa intensidade de exercício (BIE)- (40% VO2pico), com intervalo de sete dias (“Wash out”). Amostras de sangue foram coletadas em tubos com EDTA, antes do exercício (basal), imediatamente após o exercício (agudo) e após 2 h de recuperação passiva. As concentrações séricas de IL-6 e IL-10 foram determinadas com a utilização de kits comerciais de ELISA. Os resultados demonstraram elevação aguda da IL- 6, em resposta ao AIE em relação ao BIE (p < 0,05), enquanto que a IL-10 apresentou maior redução sistêmica aguda para BIE em comparação a AIE (p < 0,05). Não houve diferença na variação das citocinas após 2 h do término do exercício. Conclui-se que ambas as sessões agudas de exercício são capazes de modular a concentração circulante destas citocinas, e que a magnitude das alterações são dependentes da intensidade do esforço.

Blood pressure and lipid profile in young women: the role of anthropometric measurement. 
Marcelo Custódio RUBIRA; Ana Paula Fernandes De Angelis RUBIRA; Lucas De Angelis RUBIRA; Milton Carlos Martins LIMA; Roberto Jorge da Silva FRANCO; Fernanda Marciano CONSOLIM-COLOMBO 
Abstract 
Body composition has fundamental importance in the quality of life and is a powerful predictor of mortality and morbidity in humans. The identification and monitoring of the amount of body fat have been receiving special attention in aspects related to health promotion, not just for its actions in the prevention and in the control of cardiovascular diseases but also for their induction and association with risk factors, especially in the plasmatic lipid levels and arterial pressure. It was investigated the relationship between body mass index (BMI) and body fat percentage (%BF) by bioelectrical impedance analysis (BIA) with the blood pressure levels (systolic and diastolic) and serum lipids (TC, HDL-c, LDL-c, VLDL-c, TG). In a group of fifty seven women (aged 18 to 26 years old ), obesity was detected in  5 and 19 women by BMI (30 kg/m2) and %BF ( 30%), respectively. BMI and % BF were positively correlated with blood pressure (systolic and diastolic), and highly significant in the obese group by %BF.  Moreover, BMI and % BF were significantly correlated with all lipids and lipoprotein fractions  VLDL-c and triglyceride, respectively. These results suggest that %BF is a good indicator of “occult obesity” in subjects with normal body mass index. The associated use of  BMI and %BF to  better evaluate obesity may improve the study of blood pressure levels and serum lipid changes that are commonly associated with obesity. 

Positive effects of auditory cue in locomotor pattern of people with Parkinson’s disease (off and on medication). 
Natalia Madalena RINALDI; Marcelo Pinto PEREIRA; Priscila Matias FORMAGGIO; Luana Carolina MORAIS; Lilian Teresa Bucken GOBBI 
Abstract 
Gait disorders are identified in people with Parkinson’s disease. The aim of this study was to investigate the effect of auditory cues and medication on kinematic, kinetic and EMG parameters, during different gait phases of people with PD and healthy elderly. Thirty subjects distributed in two groups (Group 1, PD patients off and on medication; Group 2, healthy elderly) participated in this study and were instructed to walk in two experimental conditions: non-cued and cued. Therefore, kinematic, kinetic and electromyography analyses were utilized to investigate the locomotor pattern. Changes in locomotor pattern (greater muscular activity) with auditory cue were observed for PD patients. Regarding the medication, locomotor parameter improvement was observed after levodopa intake in association with the auditory cue. These results confirm the hypothesis about the external cues therapy that could be used as a complement to drug therapy to achieve improvement in the locomotor pattern of PD patients. 

Comparação do equilíbrio postural unipodal entre crianças e adultos. 
Andréa Gomes MORAES; Ana Cristina de DAVID; Oséias Guimarães de CASTRO; Bárbara Lopes MARQUES; Marcella da Silva CAROLINO; Emanuela de Menezes MAIA 
Resumo 
O objetivo do estudo foi comparar o equilíbrio na posição unipodal entre crianças com desenvolvimento típico de oito a 11 anos de idade e adultos saudáveis. Os participantes foram divididos em três grupos: 8-9 anos, 10-11 anos e 18-25 anos. Para medir o equilíbrio foi utilizada uma plataforma de força AccuSway Plus (AMTI Inc.). Cada sujeito realizou três tentativas com duração de 30 segundos em posição unipodal dominante. Os parâmetros avaliados foram: amplitude do centro de pressão nas direções ântero-posterior e médio-lateral, o comprimento total do trajeto, velocidade média e 95% da área da elipse. Para a análise estatística utilizou-se o SPSS versão 13.0 Foram realizados os teste de Shapiro-Wilk, Anova One-Way, Post Hoc de Bonferroni e correlação de Pearson. O nível de significância adotado foi p < 0,05. Os resultados mostraram que houve diferenças significativas (p < 0,01) entre os grupos de crianças e o grupo de adultos em todas as variáveis. Entre os grupos de crianças (8-9 anos e 10-11 anos) não houve diferença significativa em nenhuma das variáveis analisadas. Os resultados sugerem que crianças de oito a 11 anos de idade ainda não alcançaram a completa maturação do equilíbrio postural. Essas informações podem ser importantes para auxiliar em diagnósticos de transtornos ou déficits do equilíbrio, tanto em crianças como em adultos.

Na parada do lazer: delineando as ações de lazer em ONGs lgbt de Belo Horizonte.
Marie Luce TAVARES; Hélder Ferreira ISAYAMA 
Resumo 
O presente estudo objetivou diagnosticar e analisar as ações de lazer das Organizações Não Governamentais ligadas ao Movimento LGBT de Belo Horizonte/MG. Assim, apresentamos como proposta metodológica a pesquisa documental combinada com a de campo, aplicando a imersão no campo e as entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados. Foram analisadas duas instituições, sendo entrevistados seis profissionais que atuam no âmbito do lazer. Os objetivos dessas ações variam, cabendo a elas desde o trabalho da autoestima até o empoderamento desse público visando a seu protagonismo social. Há uma multiplicidade de ações que envolvem os diversos conteúdos do lazer, das artes às atividades físicas. Assim, este trabalho traz algumas provocações que convidam a pensar o campo de atuação profissional em lazer em ONGs LGBT: o planejamento participativo das ações; a utilização e apropriação dos espaços públicos para o lazer; os investimentos no setor; e a conscientização do lazer como direito. 

O trabalho e a saúde do educador físico em academias: uma contradição no cerne da profissão.
Alessandra Dias MENDES; Paulo Henrique AZEVÊDO 
Resumo 
O esporte e a atividade física no Brasil estão expandindo em número de participantes e em diversificação de atividades. Nesta expansão se inclui o ramo de academias, no qual o Brasil está em quarto lugar no mercado mundial. Embora o Educador Físico (EF) pudesse ser beneficiado por esta expansão, isto não ocorre. E mesmo sendo destacado como agente promotor de saúde e qualidade de vida, são raras as pesquisas acerca de como a saúde e a qualidade de vida do EF são afetadas pela sua atuação profissional e condições de trabalho. O objetivo desta pesquisa foi trazer à evidência científica aspectos da atuação profissional e condições de trabalho do EF atuante em academias de Brasília (DF), sendo utilizada pesquisa descritiva com questionário semiaberto (n = 53). Verificou-se que o vertiginoso crescimento do ramo de academias, inclusive como lócus de trabalho preferencial dos recém-formados, não corresponde a melhores condições de trabalho para os EFs, haja vista a presença de informalidade, precarização, intensificação e flexibilização do trabalho, conduzindo o EF a trabalhar em diversos empregos [EFs possuem em média dois empregos (54,7%), havendo EFs com quatro empregos (9,4%)], gerando desgastes à sua saúde, caracterizando um contrassenso à essência da profissão. Denota-se condições de trabalho nem sempre favoráveis, mas mascaradas pela realização pessoal advinda da escolha vocacional da profissão. Foi verificada baixa conscientização, mobilização e criticidade dos EFs perante esta realidade, embora alguns tenham indicado o desejo de abandono da profissão. É necessário o estabelecimento de uma nova contratualidade. 

Perfil educacional de atletas em formação no futebol no Estado do Rio de Janeiro. 
Leonardo Bernardes Silva de MELO; Antonio Jorge Gonçalves SOARES; Hugo Paula Almeida da ROCHA 
Resumo 
O estudo teve como objetivo descrever o perfil escolar de atletas que atuam no Estado do Rio de Janeiro e que se encontram no período da escolarização básica. O estudo teve uma abordagem quantitativa e qualitativa. Foram realizadas entrevistas estruturadas com amostra não probabilística composta por 417 jogadores das categorias de base, inscritos no ano de 2009 na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e 30 entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que os atletas permanecem na escola, todavia a troca de turno escolar e o baixo capital cultural podem afetar negativamente a sua trajetória escolar. A profissionalização no futebol torna-se um projeto familiar e talvez incida sobre o foco que o atleta tenha sobre o processo de escolarização. Os dados sugerem que quanto maior os investimentos do atleta na carreira, maior será a probabilidade de secundarizar os investimentos escolares. 

Efeito da demonstração distribuída na aprendizagem do saque do voleibol. 
Suziane Peixoto SANTOS-NAVES; Rodolfo Novellino BENDA; Aline Horta Miguel JUNQUEIRA; Gabriel Menezes ALVES; Ana Luíza Perez Pimenta VELLOSO; Herbert UGRINOWITSCH 
Resumo 
O presente estudo investigou o efeito da distribuição das demonstrações na aprendizagem do saque japonês do voleibol. Dezoito sujeitos foram distribuídos em três grupos: G1 (oito demonstrações anteriores à prática), G2 (quatro demonstrações anteriores e quatro na 40º tentativa) e G4 (duas anteriores, duas na 20º, 2 na 40º, duas na 60º tentativas). A execução de uma pessoa habilidosa na tarefa foi filmada e utilizada como forma de demonstração para todos os grupos. O experimento consistiu de pré-teste com 10 tentativas, fase de aquisição com 80 tentativas e teste de retenção após 24 horas com 10 tentativas. Os resultados mostraram que as demonstrações anteriores à sessão de prática levaram a melhoras no escore e a demonstração distribuída levou a melhoras no padrão de movimento. 

Visuomotor memory in elderly: effect of a physical exercise program.
João SILVA; Joana CARVALHO; Paula RODRIGUES; Manuel BOTELHO;Basílio FECHINE; Olga VASCONCELOS 
Abstract 
Memory, namely visuomotor memory, is one of the most essential cognitive functions in elder’s life. Among others, regular exercise seems to be an important factor in counteracting age-related-cognitive skills changes and thus prevent memory loss. However, in spite of the importance of visuomotor memory, the results of the scarce studies concerning the influence of exercise on this capacity are contradictory. The aim of this study was to investigate the effect of physical exercise (PE) in visuomotor memory (VMM) of elderly adults in function of gender and age. VMM (time spent in performing the test and errors during the execution) of 74 subjects aged 60-90 years, being 36 practitioners of PE (P - mean age of 70.22 ± 0.90 years) and 38 non-practitioners (NP - mean age of 68.26 ± 1.12 years) were assessed by VMM Test. The results showed that: a) P presented a better performance in the time of performing the test and in the number of errors committed compared to NP; b) Gender and age did not influence the VMM performance. Data suggest that PE seems to have positive effect in the VMM, independently of gender and age. 

Efeitos do autocontrole da sequência de movimentos na aprendizagem de uma tarefa de “timing” coincidente. 
Flavio Henrique BASTOS; Ulysses Okada de ARAUJO; Andrea Michele FREUDENHEIM 
Resumo 
O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos de autocontrolar a sequência de movimentos, na aprendizagem de uma tarefa de “timing” coincidente. Trinta adultos jovens (idade = 23 ± 5,5 anos) sem experiência prévia na tarefa foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos com condições diferentes quanto a sequência de movimentos, autocontrolado (LIVRE) e externamente controlado (DET). Os participantes deveriam tocar seis sensores sequencialmente, o último coincidentemente à chegada de um estímulo visual (tarefa de “timing”). Na aquisição, os participantes do grupo DET deveriam tocar os sensores numa sequência determinada, enquanto os do grupo LIVRE poderiam tocar os sensores em qualquer ordem (exceto o último, que foi o mesmo para ambos os grupos). Apesar de nenhuma diferença ter sido encontrada em relação ao número de tentativas necessárias ao alcance do desempenho critério na aquisição, o grupo LIVRE apresentou pior desempenho na transferência comparado ao grupo DET, indicando que ter controle sobre a sequência de movimentos que precede a coincidência prejudica a aprendizagem da habilidade.

O “rugby” em cadeira de rodas no âmbito da universidade: relato de experiência da Universidade Estadual de Campinas. 
Luís Gustavo de Souza PENA; Anselmo de Athayde COSTA E SILVA; Luis Felipe Castelli Correia CAMPOS; Rafael Botelho GOUVEIA; José Julio Gavião ALMEIDA; Edison DUARTE; Paulo Ferreira ARAÚJO; José Irineu GORLA 
Resumo 
O “Rugby” em Cadeira de Rodas (RCR) é uma modalidade paralímpica praticada por pessoas com deficiência física e a participação das universidades é importante para seu crescimento. Este estudo descreveu o desenvolvimento do RCR na extensão universitária, através do estudo de caso no projeto de extensão da Faculdade de Educação Física da Unicamp. O RCR relaciona-se com o ensino, pesquisa e extensão; através do contato com a modalidade nas disciplinas; realização de estudos; oportunidade de prática e contato com a comunidade. A extensão universitária é um espaço importante para a vivência prática de alunos de Educação Física e contato com a comunidade. Através da aproximação da ciência com a prática, o RCR é trabalhado de forma consistente, alcançando bons resultados esportivos. 

Identidade dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física no Paraná: uma análise das áreas do conhecimento. 
Juliana PIZANI; Ieda Parra BARBOSA-RINALDI
Resumo 
Esta pesquisa do tipo descritiva objetivou identificar na matriz curricular de cursos de educação física a distribuição da carga horária por área do conhecimento, com vistas ao entendimento de como a formação se caracteriza no Paraná, especialmente quanto à existência de características próprias para os cursos de licenciatura e bacharelado. Para tanto, analisamos 28 projetos pedagógicos por meio de análise documental, na qual categorizamos as disciplinas presentes na matriz curricular por áreas/dimensões do conhecimento (formação específica e ampliada) propostas pela Resolução CNE/CES n.7/2004. Mediante os resultados encontrados, observamos que a formação específica agrega uma maior carga horária e um maior quantitativo de disciplinas, tendo como principal representante a dimensão cultural do movimento humano, que apresentou a maior carga horária tanto para os cursos de licenciatura como para os de bacharelado, o que condiz com os preceitos para a formação inicial em educação física, visto que abarca os conhecimentos identificadores que possuem tradição histórica da área. Identificamos também que os cursos possuem uma identidade própria relativa que os caracterizam como licenciatura e bacharelado, posto que a dimensão didático-pedagógica tem maior destaque na formação de licenciados e a técnico-instrumental na de bacharéis. As dimensões pertencentes à formação ampliada receberam o mesmo grau de importância para ambas as formações. Contudo, alertamos para a necessidade de realização de outras pesquisas que possam subsidiar novas discussões e intervenções para a área, sobretudo porque a reformulação curricular que determinou a separação em licenciatura e bacharelado é muito recente. 

ENSAIOS

Teto metabólico como indicador de capacidade de tolerância ao esforço físico: importância da capacidade oxidativa de reserva. 
Benedito PEREIRA 
Resumo 
Comparados com outras espécies animais, a capacidade para a resistência de seres humanos é notável. A tese dos fatores limitantes e determinantes da resistência considera variáveis como consumo máximo de oxigênio (VO2max), limiares metabólicos e economia de movimento as mais importantes para a efetivação de exercícios físicos de longa duração. Como o oxigênio (O2) e produtos do metabolismo de substratos (glicose e ácidos graxos) são utilizados no interior de mitocôndrias do tecido muscular para obtenção de energia por processos oxidativos durante esse tipo de exercício físico, esta é outra variável importante a ser considerada. O objetivo deste texto é demonstrar que a incidência de fadiga em exercícios físicos prolongados intensos pode estar relacionada com modificações negativas ocorridas no potencial oxidativo mitocondrial. A funcionalidade mitocondrial encontra-se situada entre limites extremos que correspondem aos estados 4 (repouso) e 3 (VO2max). A tese desse texto é a de que quando essa variável aproxima-se do estado 3 durante o exercício físico prolongado intenso, o organismo esgota suas possibilidades de produção de energia pela fosforilação oxidativa, com consequente modificações nos valores de limiares metabólicos e no percentual do VO2max utilizado durante o esforço físico. Portanto, mitocôndrias funcionam como um termostato bioenergético celular durante situações como as que envolvem o exercício físico intenso prolongado.

Educação Física Escolar: desafiando a sua presumível imutabilidade. 
Walter Roberto CORREIA 
Resumo 
O presente ensaio tem por objetivo analisar o senso comum que sinaliza para uma presumível imutabilidade ou ineficácia social do componente curricular Educação Física. A premissa da presente elaboração teórica é a de que a Educação Física Escolar comporta um processo evolutivo que aponta para sua legitimidade curricular desafiando, portanto,  os corporativismos e as concepções a-históricas provenientes de determinadas esferas acadêmicas e profissionais.