terça-feira, 10 de março de 2015

  Confira os resumos dos artigos da próxima edição da RBEFE



Monitoramento da carga interna de um período de treinamento em jogadores de voleibol

Victor Hugo de FREITAS
Bernardo MILOSKI
Maurício Gattás BARA FILHO
Resumo

O objetivo desse estudo foi monitorar e analisar a dinâmica da carga interna, a partir do método da Percepção Subjetiva de Esforço da sessão (PSE-sessão), durante um período de treinamento no voleibol. Doze jogadores de uma equipe de voleibol (23,5 ± 3,4 anos, 88,2 ± 11,4 kg, 190,4 ± 10,8 cm) foram monitorados durante 22 semanas de treinamento divididas em cinco mesociclos. A ANOVA revelou haver diferenças significativas nos valores de carga de treinamento semanal total (CTST), monotonia e “strain” entre os mesociclos (p < 0,05). A CTST do mesociclo 1 foi menor quando comparada aos mesociclos 2, 4 e 5. Os valores de monotonia foram baixos, com valores inferiores a 1,4 ± 0,1 UA. O coeficiente de variação da média da CTST das 22 semanas foi de 16%. O valor médio da média da CTST das 22 semanas foi de 1790,9 UA. O menor valor de média da CTST das 22 semanas foi de 1324,3 UA e o maior valor foi de 2232,7 UA. Desse modo, a carga interna de treinamento apresentou momentos de maior e menor magnitude entre as semanas, e aumentou do primeiro para o segundo mesociclo com manutenção das mesmas nos mesociclos seguintes.


Validação de equações antropométricas específicas e generalizadas para estimativa do percentual de gordura corporal em estudantes de Educação Física do sexo masculino

Diego Rodrigo BOTH
Silvana Corrêa MATHEUS
Mauri Schwanck BEHENCK
Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a validade das equações específicas de Guedes e Guedes7 e das generalizadas de Petroski9 em universitários do sexo masculino. A amostra foi constituída de 104 universitários de Educação Física com idade média de 21,7 ± 2,7 anos, submetidos à pesagem hidrostática (PH) e à antropometria (dobras cutâneas e perímetros corporais). Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre as medidas de percentual de gordura pela PH e nove equações de Petroski9. Todos os resultados obtidos pelas equações de Guedes e Guedes7 apresentaram diferenças significativas quando comparados com os da PH. Entre as equações analisadas, oito desenvolvidas por Petroski9 apresentaram validade concorrente na amostra estudada. 

Concordância e correlação entre três métodos distintos para quantificação da altura do salto vertical
Felipe Arruda MOURA
Cesar Alexandre Cardoso JACINTO
Caroline Tosini FELICISSIMO
Marcio Vianna PRUDÊNCIO
Luciano Allegretti MERCADANTE
Sergio Augusto CUNHA
Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a correlação e concordância entre três diferentes métodos para quantificação da altura do salto vertical: cinta de Abalakov (AB), tapete de contato (TC) e videogrametria (VG). Treze atletas de vôlei do sexo feminino. Realizaram três saltos verticais máximos com contramovimento sem o auxílio dos membros superiores. Os três métodos mediram a altura do salto simultaneamente. Foram realizados os testes de correlação de Pearson (r) entre cada par de métodos (AB x TC, AB x VG e TC x VG). Por fim, a concordância entre cada par de métodos foi avaliada através da análise gráfica de Bland e Altman. A menor correlação encontrada (r = 0,77; p < 0,01) ocorreu entre os métodos de VG e AB, enquanto que a maior correlação encontrada (r = 0,92; p < 0,01) ocorreu entre os métodos de VG e TC. Não houve concordância satisfatória entre os valores encontrados para os diferentes métodos, sugerindo que profissionais da área tenham cautela na comparação entre resultados de altura do salto vertical obtidos por diferentes métodos.

Modelação multinível e delineamento longitudinal-misto na pesquisa em Educação Física e Ciências do Esporte

Michele Caroline de SOUZA
Cláudia Lúcia de Moraes FORJAZ
Thayse Natacha GOMES
Fernanda Karina dos SANTOS
Joey EISENMANN
José António Ribeiro MAIA
Resumo

O propósito deste estudo é apresentar o uso da modelação multinível (MMN) com informação oriunda de um estudo longitudinal-misto sobre o crescimento, desenvolvimento e saúde de adolescentes portugueses. A amostra foi composta por 5155 indivíduos divididos em quatro coortes que abrangem as faixas etárias dos 10 aos 12, 12 aos 14, 14 aos 16 e 16 aos 18 anos. As variáveis de estudo foram a força de preensão manual e o percentual de gordura total (%GTotal). A análise mostrou trajetórias curvilíneas do desempenho de força de preensão, com maiores incrementos anuais nos meninos. O %GTtotal apresentou associação positiva com o desempenho da força estática; constatou-se uma forte variabilidade interindividual. O recurso ao delineamento longitudinal-misto permitiu a recolha mais célere da informação; e a metodologia MMN mostrou-se suficientemente flexível e robusta para acomodar, num modelo único, aspectos da mudança individual e das diferenças interindividuais do desempenho da força estática condicionados à ação do tempo.

As primeiras participações de atletas do hipismo sul-rio-grandense em Jogos Olímpicos
Ester Liberato PEREIRA
Carolina Fernandes da SILVA
Janice Zarpellon MAZO
Resumo

A prática do Hipismo no Rio Grande do Sul foi introduzida pela iniciativa de militares, posteriormente incorporada por civis. Gradualmente, os sul-rio-grandenses começaram a se destacar em competições esportivas. A questão norteadora deste estudo histórico é: como se desenvolveu a prática do hipismo em Porto Alegre até a primeira participação de atletas sul-rio-grandenses em Jogos Olímpicos. A análise documental das fontes evidenciou que a primeira participação de sul-rio-grandenses em Jogos Olímpicos, no hipismo, é datada de 1988, com a presença de um cavaleiro e de uma amazona, embora, desde a edição de 1948, já haver uma equipe representando o Brasil. A conquista de medalhas olímpicas ocorreu em 1996 e 2000, em equipes brasileiras contando com um sul-rio-grandense.

Gestão das políticas públicas do Ministério do Esporte do Brasil

Dirceu Santos SILVA
Carlos Nazareno Ferreira BORGES
Silvia Cristina Franco AMARAL
Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar e discutir as ações políticas do Ministério do Esporte para as áreas do esporte e do lazer. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, seguida de uma análise de conteúdo das leis e documentos que regem as políticas do Ministério do Esporte. Emergiram três categorias centrais dessa análise: modelo de gestão, concepção de direito social e canais de participação. Os resultados indicaram que as ações políticas se aproximaram da gestão pública gerencial, e compreende os direitos sociais como serviços a serem prestados pelo Estado. Além disso, a participação da sociedade civil só ocorreu de forma institucionalizada, por meio do Conselho Nacional de Esporte e das Conferências Nacionais do Esporte (CNEs). Ambiguamente, foram também identificadas ações que promoviam uma visão societal, que ampliou o entendimento do lazer e o afirmou como um direito social, mas que nos últimos anos estão subsumidas pela visão gerencial.

Intervenção urbana esportiva: notas etnográficas sobre o grupo Rizoma
Leandro de Araújo COSTA
Renata OSBORNE
Roberto Ferreira dos SANTOS
Carlos Henrique de Vasconcellos RIBEIRO
Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar as formas alternativas de ações esportivas realizadas por um grupo de jovens que pretendem contrariar visões reducionistas do esporte relacionadas ao capitalismo contemporâneo e, assim, apresentam sua visão crítica do sistema através da intervenção urbana esportiva. A pesquisa utilizou como metodologia qualitativa o estudo de caso etnográfico, empregando os instrumentos de coleta de dados: observação participante, entrevista individual e de grupo e análise de documentos. Visto que o esporte nos fornece possibilidades estéticas em diferentes dimensões, e não apenas aquela consumível pelo mercado, nós podemos pensá-lo como uma manifestação cultural cuja singularidade não está confinada apenas na indústria do entretenimento esportivo.

A representação da Educação Física na 18ª temporada da telenovela Malhação
Cássia Marques CÂNDIDO
Monique Ribeiro de ASSIS
Nilda Teves FERREIRA
Lúcia Aparecida Martins Campos COELHO
Resumo

Esta pesquisa foca a imagem profissional da Educação Física considerando a notoriedade que a mesma adquiriu na televisão ao longo dos últimos anos. O objetivo é explicitar alguns dos sentidos relacionados à abordagem da Educação Física escolar presentes na 18a temporada de Malhação, telenovela exibida pela Rede Globo. O método utilizado para nortear a investigação sobre o processo de produção de sentidos é a Análise do Discurso. Acerca dos resultados, evidenciamos que as situações de aula foram construídas com base em modalidades esportivas diferenciadas para meninos e meninas, privilegiando a técnica de execução dos gestos. Também foi marcante a dificuldade apresentada pelo professor ao lidar com questões que extrapolavam esta dimensão técnica. A abordagem midiática do profissional idoso no espaço escolar se configurou como novidade, porém, não permaneceu na temporada seguinte.

Efeito da oclusão temporal na ação de ataque sobre a tomada de decisão defensiva na modalidade de voleibol
Fábio Luis Bordini
Marcelo Alves COSTA
Josiane MEDINA-PAPST
Thiago Viana CAMATA
Inara MARQUES
Resumo

O presente estudo analisou o efeito da oclusão temporal na cortada do voleibol sobre a tomada de decisão defensiva em atletas com diferentes níveis de experiência. Os participantes foram divididos em três grupos: adulto (GAD; n = 16), infanto/mirim (GIM; n =16) e adulto novato (GNO; n = 16). Imagens da finalização de jogadas de ataque realizadas por quatro atletas foram editadas em cinco diferentes momentos: (OT1) a 399 ms (12 quadros) antes do contato do atacante com a bola; (OT2) a 266 ms (oito quadros) antes; (OT3) a 133 ms (quatro quadros) antes; (OT4) no momento do contato atacante/bola e; (OT5) a 133 ms (quatro quadros) após o contato do atacante com a bola. Ao assistirem os vídeos editados, os participantes deveriam informar o local de aterrissagem da bola seguido da confiança com a qual emitiam suas respostas. Foi mensurada a precisão na predição da trajetória da bola (acerto/erro) e a confiança da resposta (escala Likert 1-5). Quanto à frequência de acertos, o grupo GAD (X = 63,67 ± 10,38%) apresentou maior frequência de acertos que GIM (X = 55,46 ± 10,17%) em OT2 (p = 0,001). A frequência de acertos de GAD (X = 79,29 ± 10,38%) também foi maior que a de GNO (X = 71,87 ± 10,43%) em OT3 (p = 0,012). As condições mostraram-se diferentes entre si (Bonferroni’s p < 0,005), com a frequência de acertos aumentando de OT1 (X = 36,06 ± 12,44%) à OT5 (X = 98,17 ± 4,81%). Para confiança, GAD e GIM apresentaram-se mais confiantes que GNO (Bonferroni’s p < 0,016) em OT1, OT2, OT3. Novamente, as condições diferiram entre si (Bonferroni’s p < 0,005), com os grupos mostrando-se mais confiantes em OT5. Concluiu-se que, independente da experiência, os grupos se mostraram capazes de predizer a localização de aterrissagem da bola. Contudo, grupos com maior experiência mostraram-se superior quanto à sua capacidade antecipatória.

Análise de padrões de transição ofensiva da Seleção Espanhola de Futebol na Copa do Mundo FIFA® 2010
Rodrigo de Miranda Monteiro Santos
Emerson Luciano MORAES
Israel Teoldo da COSTA
Resumo

O objetivo do artigo consiste em identificar os padrões de transição ofensiva (defesa-ataque) da seleção espanhola de futebol na Copa do Mundo FIFA® 2010 através da análise da frequência das formas de aquisição/recuperação da bola (FAR) e dos setores do campo onde se sucederam essas ações. A amostra do estudo integra 895 sequências ofensivas realizadas durante os sete jogos da seleção espanhola na competição. Para a coleta dos dados, utilizou-se a observação de vídeos de partidas televisionadas. Os dados foram registrados e quantificados utilizando-se planilhas de Excel 2007 for Windows®. Realizou-se análise descritiva (frequência e percentual) para as variáveis “setor” e “FAR”. O teste do qui-quadrado (c2) foi utilizado para comparar a distribuição dos casos entre os valores das variáveis analisadas com nível de significância de p < 0,05. Foram calculados os valores residuais padronizados (e) das FAR em função do setor do campo, e também do setor do campo de acordo com a FAR. Para o tratamento dos dados utilizou-se o “software” IBM SPSS versão 20. As variáveis “interceptação” e “fragmentos constantes do jogo” apresentaram frequência significativamente maior do que as outras FAR em todos os setores do campo, enquanto que a variável “interceptação” manifestou maior frequência nos setores defensivo (e = 2,73), médio defensivo (e = 5,51) e médio ofensivo (e = 2,41) e a variável “desarme” teve frequência significativamente maior no setor médio defensivo (e = 4,85). Logo, conclui-se que houve maior ocorrência de fragmentos constantes do jogo no setor defensivo, de interceptações, no setor médio defensivo e médio ofensivo e de fragmentos constantes do jogo, no setor ofensivo, o que sugere que a seleção espanhola demonstra predisposição a evitar confrontos 1x1 no setor defensivo.

Actitudes de estudiantes de primária en relación a las clases de Educación Física
Pedro GIL MADRONA
Sheila Aparecida Pereira dos Santos SILVA
Vicente ROMO PEREZ
Maria Luiza de Jesus MIRANDA
Resumen

El objetivo de este estudio fue analizar las actitudes y reacciones emocionales de los estudiantes en el proceso de aprendizaje de la Educación Física. La muestra estuvo compuesta por 525 alumnos de 6º curso de Educación Primaria de 20 colegios públicos de Albacete, España. Fue aplicado el cuestionario sobre el dominio afectivo (Physical Education Orientation Questionnaire - PEOQ) con los resultados: a) no hubo diferencias significativas en la variable género; b) los alumnos aprecian la asignatura, aplican los conocimientos que en ella adquieren, conocen su valor y defienden su importancia, si bien dicha circunstancia queda lejos de alcanzar la máxima valoración. El estudio llega a la conclusion que la actitud de los estudiantes en relación a las clases de Educación Física fue positiva.

Uso da estatística na Educação Física: análise das publicações nacionais entre os anos de 2009 e 2011
Inaian Pignatti TEIXEIRA
Bruno Paula Caraça SMIRMAUL
Paulo Eduardo Hartung LUCHINI
Ronaldo Bucken GOBBI
Leandro Pereira MOURA
Rômulo Araújo FERNANDES
Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar o padrão de uso da estatística em artigos científicos publicados em periódicos nacionais da área da Educação Física. Para tal, foram analisados todos os artigos publicados no triênio 2009-2011 de periódicos da área de Educação Física com estratificação B2 ou superior no QUALIS CAPES (Área 21) vigente. No levantamento bibliográfico foram encontrados 872 artigos nas cinco revistas pesquisadas, que foram classificados em sem estatística, estatística descritiva e estatística analítica. Para as análises, utilizou-se a estatística descritiva e o intervalo de confiança de 95% para comparar a diferença entre as proporções e, quando necessário, o teste qui-quadrado e regressão logística. Observou-se uma menor proporção de trabalhos com análise descritiva (7,1%; IC95% = 5,4%-8,8%) quando comparados com os artigos sem estatística (46,3%; IC95% = 42,9%-49,6%) e com estatística analítica (46,6%; IC95% = 43,2%-49,9%). O padrão de uso de procedimentos estatísticos variou entre as cinco revistas científicas e entre as áreas de concentração (Saúde, Esporte, Lazer, Educação e Outras). A proporção dos artigos que não atenderam aos pressupostos básicos para a utilização de testes paramétricos foi de 43,3%. Essa proporção não apresentou diferença significativa ao longo dos três anos analisados, região de afiliação dos primeiros e últimos autores ou em relação à titulação dos primeiros e últimos autores. O presente estudo aponta um cenário preocupante no que tange à utilização da estatística na área de Educação Física, pois, além do alto índice de trabalhos que não seguem os pressupostos básicos para utilização da estatística, essa situação parece ser comum independente da titulação dos autores, região de afiliação ou revista de publicação.

Motivos para a prática de ginástica em academias exclusivas para mulheres
Deimersom Pereira FRAZÃO
Carlos Alberto de Andrade COELHO FILHO
Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar o conteúdo do discurso de praticantes de ginástica em academias exclusivas para mulheres sobre os motivos dessa prática, com o foco direcionado para as relações que se estabelecem entre esses motivos e o binarismo sexual. Trata-se de um estudo qualitativo. Com base em um roteiro de questões semiestruturado, 23 frequentadoras de três academias de ginástica exclusivas para mulheres situadas no município de Juiz de Fora, Minas Gerais, foram entrevistadas. Concluímos que a motivação das entrevistadas para a prática da ginástica em academias destinadas exclusivamente às mulheres se mostra ancorada, fundamentalmente, na relação que as mesmas estabelecem, direta ou indiretamente, com o homem, em casa (namorados, maridos) e/ou na cena social. Quando comparadas às academias de ginástica mistas, as exclusivas para mulheres emergem como um espaço que pode proporcionar à mulher maior liberdade para: expressar as próprias insatisfações corporais; observar a outra mulher, sem que os sentimentos de competitividade aflorem como em geral afloram no ambiente em que há a presença física do homem; apresentar-se menos assujeitada a padrões corporais de vestimenta e/ou de maquiagem considerados mais belos ou elaborados, inclusive por elas mesmas. Deve-se ainda observar a possibilidade de que nas academias exclusivas as mulheres fiquem mais focadas na exercitação física; pelo fato de sentirem-se mais à vontade, consequentemente, podem se concentrar mais nas práticas e realizar os mais variados movimentos/exercícios sem constrangimentos provocados por olhares invasivos, de homens.

ENSAIOS

Ensino e pesquisa: atividades conflituosas
Valdir BARBANTI

Resumo

O objetivo deste ensaio foi analisar o relacionamento entre a efetividade do ensino e a produtividade na pesquisa. Vários estudos mostram não haver relacionamento entre o ensino e a pesquisa. Baseado nessa revisão conclui-se que a crença comum que o ensino e a pesquisa são indissociáveis é um mito duradouro, não mais justificável.

Ciência do Esporte no Brasil: reflexões sobre o desenvolvimento das pesquisas, o cenário atual e as perspectivas futuras
Luís VIVEIROS
Alexandre MOREIRA
David BISHOP
Marcelo Saldanha AOKI
Resumo

O Brasil foi, recentemente, palco de um dos eventos esportivos mais importantes do mundo, a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e, em um futuro próximo, irá sediar os Jogos Olímpicos de Rio 2016. Esses eventos podem ser considerados como uma grande oportunidade para desenvolver a Ciência do Esporte no Brasil. A Ciência do Esporte pode ser definida como o processo científico utilizado para orientar a prática do Esporte, com o objetivo, em última instância, de melhorar o desempenho esportivo. No entanto, apesar deste objetivo, o consenso geral é que aplicação do conhecimento gerado pela Ciência do Esporte na prática ainda é incipiente. Este ensaio revisita o modelo para o desenvolvimento da Ciência do Esporte, proposto anteriormente por Bishop1, discute o cenário da Ciência do Esporte no Brasil e também aponta para as perspectivas futuras. As diretrizes do modelo revisitado, em conjunto com as discussões realizadas neste ensaio, podem ajudar o cientista do Esporte a desenvolver estudos aplicados nos quais os resultados poderiam ser utilizados para orientar a prática e, possivelmente, maximizar o desempenho esportivo.