segunda-feira, 14 de abril de 2014

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Efeito da suplementação de creatina, associada ou não ao treinamento de força, sobre a peroxidação lipídica em mulheres idosas 
ALVES, Christiano Robles Rodrigues; MEREGE FILHO, Carlos Alberto Abujabra; JANNING, Paulo Roberto; BECHARA, Luiz Roberto Grassmann; AZEVEDO, Rafael de Almeida; BENATTI, Fabiana Braga; PEREIRA, Rosa Maria Rodrigues; PINTO, Ana Lúcia de Sá; BRUM, Patrícia Chakur; Bruno GUALANO 
Resumo 
O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito da suplementação de creatina associada ou não ao treinamento de força sobre a peroxidação lipídica em mulheres idosas. Foi conduzido um estudo clínico, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, no qual mulheres idosas foram randomizadas para compor quatro grupos: 1) suplementação com placebo (PL; n = 10); 2) suplementação com creatina (CR; n = 10); 3) suplementação com placebo associado ao treinamento de força (PL+TR; n = 6); e 4) suplementação com creatina associado ao treinamento de força (CR+TR; n = 8). Antes (PRE) e após 24 semanas (POS) de intervenção, foram coletadas amostras de sangue para posterior análise das concentrações plasmáticas de hidroperóxidos lipídicos por espectrofotometria. Nenhuma diferença estatística foi observada na concentração de hidroperóxidos lipídicos entre os grupos (PL: PRE = 48,7 ± 36,9; POS = 29,3 ± 18,8;  delta = -13,0 ± 26,8; CR: PRE = 51,0 ± 46,0; POS = 54,2 ± 51,6; delta = -8,6 ± 30,2; PL+TR: PRE = 33,0 ± 11,2; POS = 47,3 ± 31,6;  = 14,3 ± 39,2; CR+TR: PRE = 18,5 ± 10,1; POS = 28,1 ± 17,9; delta = 9,7 ± 16,4 pmol.mg-1 de proteína total; p = 0,17). A suplementação de creatina associada ou não ao treinamento de força não afetou a peroxidação lipídica, um importante marcador de estresse oxidativo no plasma, em mulheres idosas. 

Aptidão física relacionada à saúde de adolescentes participantes de programa esportivo 
NOGUEIRA, Julia Aparecida Devide; PEREIRA, Cleilton Holanda 
Resumo 
O presente estudo analisa a aptidão física relacionada à saúde (AFRS) dos adolescentes participantes das Vilas Olímpicas (VO) de Fortaleza, Ceará de acordo com sexo, faixa etária e tempo de participação no programa. É um estudo transversal analítico com amostra representativa e aleatória de 344 adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 11 e 16 anos. A massa e estatura corporal foram medidas para cálculo do índice de massa corporal (IMC). Para avaliar AFRS foram medidas flexibilidade, força/resistência muscular (FRM) e aptidão cardiorrespiratória (ApC) utilizando o protocolo do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR). A análise estatística descritiva foi utilizada, seguida de teste t de student, ANOVA “one-way” e regressão logística binária. Dos participantes, 15,1% não atingiu os critérios mínimos para IMC; 28,2% para flexibilidade; 32,6% para FRM e 45,6% para ApC, com influência significativa do sexo e faixa etária. Meninos apresentaram maior dificuldade em atender os critérios de flexibilidade (2 = 5,96; p < 0,01) e FRM (2 = 12,33; p < 0,001); e o grupo mais velho apresentou maior dificuldade em atender os critérios para FRM (2 = 5,74; p < 0,05). Adolescentes que participam há mais tempo das VO tendem a apresentar, de forma não significativa, maiores chances de atingir níveis desejados para flexibilidade (RC = 1,23; IC95%: 0,65-2,33) e ApC (RC = 1,35; IC95%: 0,77-2,36) e menores chances para IMC (RC = 0,43; IC95%: 0,17-1,08) que os que participam há menos tempo. Adolescentes participantes das VO apresentam elevada prevalência de inaptidão física com algumas diferenças significativas por sexo e faixa etária, mas sem diferença significativa por tempo de participação no programa. Estes resultados indicam a necessidade de reflexão, principalmente por parte dos profissionais da educação física, a respeito das estratégias adotadas nos projetos esportivos para otimizar a promoção de melhoras efetivas na AFRS da população. 

Validação de uma bateria de testes para avaliação da autonomia funcional de adultos com lesão na medula espinhal 
KAWANISHI, Camilla Yuri; GREGUOL, Márcia 
Resumo 
O presente estudo teve como objetivo criar e validar uma bateria de testes motores relacionados à atividade da vida diária (AVD), com o intuito de avaliar a independência funcional de indivíduos com lesão na medula espinal. Para tanto, foram selecionados 22 sujeitos por conveniência, com idades variando entre 20 e 53 anos. Esses indivíduos foram submetidos à realização de uma bateria de testes, a qual passou por processo de verificação da validação por conteúdo, objetividade e reprodutibilidade. Os dados foram tratados através de estatística descritiva, Análise de Variância (ANOVA- “one-way”), Coeficiente de Correlação Intraclasses e teste t-Student. Adotou-se = 5%. Os principais resultados demonstraram que os testes que compõe a bateria possuem descrição clara, relacionam-se com AVD e possuem aplicabilidade, o que torna válido seu conteúdo. Além disso, todos os testes demonstraram alto grau de objetividade (p = 1,00 e F = 0,00) e reprodutibilidade (CCI > 0,85). A elaboração desta bateria de testes específicos para pessoas com lesão na medula espinhal pode ser uma ferramenta útil para avaliar de forma efetiva e com qualidade alguns parâmetros relevantes do seu dia a dia, de modo a analisar a independência dos sujeitos. 

Análise do desempenho em atletas de elite no “Ironman” Brasil entre os anos de 2003 a 2010 
CARMO, Everton Crivoi; RAMOS, Henrique Afonso; ELIAS, Licia; ALVES, Victor Tavares; UGRINOWITSCH, Carlos; TRICOLI, Valmor Alberto Augusto; ROSCHEL, Hamilton 
Resumo 
O objetivo do presente estudo foi analisar a evolução no desempenho no “Ironman” Brasil entre os anos de 2003 a 2010. Adicionalmente, verificamos qual modalidade apresentou maior influência sobre o desempenho final na prova. Foram analisados os 10 primeiros colocados da categoria elite masculino de cada ano avaliado. As diferenças entre os tempos foram analisadas por ANOVA, seguida por “post-hoc” de Tukey. O coeficiente de correlação de Pearson foi empregado para investigar a associação entre o desempenho total e o desempenho nas diferentes modalidades isoladas. Os resultados mostraram não ter havido evolução no desempenho ao longo dos anos, sendo observada grande variação nos resultados. Foi observada, ainda, correlação entre o tempo de prova no ciclismo e o tempo total (r = 0,82; p < 0,01), sendo que o atleta com melhor tempo no ciclismo foi, também, o campeão da prova em 75% das vezes. Por fim, concluímos que não houve evolução no desempenho ao longo dos anos analisados. Adicionalmente, o ciclismo parece ser a modalidade determinante para o sucesso do atleta no “Ironman” Brasil. 

Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais 
BOTH, Jorge; NASCIMENTO, Juarez Vieira do; SONOO, Christi Noriko; LEMOS, Carlos Augusto Fogliarini; BORGATTO, Adriano Ferreti 
Resumo 
O objetivo do estudo foi avaliar o nível de associação entre os ciclos vitais e os parâmetros socioambiental (satisfação no trabalho) e individual (estilo de vida) do Bem Estar do Trabalhador Docente em Educação Física dos magistérios públicos estaduais da região sul do Brasil. Na investigação, 1645 professores responderam um questionário sócio-demográfico e profissional, além dos instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os testes qui-quadrado, razão de verossimilhança e regressão logística multinomial, na forma bruta e em dois modelos ajustados, foram empregados para avaliar as associações. Os resultados evidenciaram que a utilização de variáveis moderadoras nas análises ajustadas do constructo da satisfação no trabalho auxiliou na compreensão das alterações de percepções dos professores ao longo da vida. Situação contrária foi demonstrada na avaliação do estilo de vida, o qual revelou que a análise bruta foi a principal maneira de observar diferenças significativas na maioria dos componentes e no computo geral. 

Momentos iniciais da educação física em Goiás (1917-1929) 
DIAS, Cleber 
Resumo 
Este artigo analisa os momentos iniciais da organização institucional da educação física em escolas de Goiás, valendo-se de legislações, jornais, fotografias, livros de memórias e documentos oficiais como fontes. Desenvolvendo uma abordagem da história regional, o trabalho argumenta que o período entre 1917 e 1929 foi crucial para o início desse processo.  Mais especificamente, uma combinação de interesses civis e militares, nacionais e regionais, de dentro e de fora de Goiás, parece ter sido o principal responsável por esse processo de construção social da educação física na região. 

A eficácia organizacional na percepção do presidente da Federação Portuguesa de Canoagem 
FREITAS, Daiane Miranda, FONSECA, António Manuel, CARVALHO, Maria José 
Resumo 
O presente estudo tem o objetivo de perceber como se configura a eficácia organizacional na perspectiva do Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem e identificar os fatores que são privilegiados pelo mesmo para avaliar a eficácia da sua federação, pautada na Abordagem dos Valores Contrastantes. Baseado num estudo de caso, caracterizado por uma investigação qualitativa, este trabalho fundamentou-se na análise de conteúdo de uma entrevista semiestruturada e análise documental do Plano de Atividades 2010. Verificou-se que o Presidente privilegia os fatores que constam nos quadrantes correspondentes ao Modelo de Sistema Aberto, como inovação e aquisição de recursos, e ao Modelo do Objetivo Racional, como produtividade e realização, para avaliar a eficácia da sua Federação, apesar de considerar a eficácia como um conceito unidimensional, baseado, sobretudo no alcance dos resultados desportivos, com foco exclusivo do Modelo do Objetivo Racional. 

Estudo da quantidade de jogadores em jogos reduzidos de handebol: mudança na dinâmica técnica e tática 
CLEMENTE, Filipe Manuel; ROCHA, Rúben Filipe; MENDES, Rui Sousa 
Resumo 
O objetivo do presente estudo foi o de analisar os efeitos de diferentes formas de jogo (2 x 2, 3 x 3 e 4 x 4) de handebol no desempenho técnico e tático de alunos de Educação Física. Participaram no estudo oito alunos do sexo masculino (18,25 ± 1,04 anos de idade). Os indicadores que apresentaram diferenças significativas foram: contatos na bola, número de passes de ombro, passes de ombro completados e origem de pontos através de ataque organizado e contra-ataque. Conclui-se que as formas de jogo com menor número de alunos aumentaram a quantidade de ações técnicas e táticas, sugerindo-se estas formas numa fase inicial de aprendizagem. 

Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde 
CARDOSO, Marcel Anghinoni; PEREIRA, Flávio Medeiros; AFONSO, Mariângela da Rosa; ROCHA JUNIOR, Ivon Chagas da 
Resumo 
O objetivo desse estudo foi verificar o desenvolvimento de conceitos, níveis de aptidão física relacionados à saúde, e padrão de atividade física proporcionado pelas aulas de Educação Física (EF). Compuseram a amostra 40 alunos (24 meninos, 16 meninas) do ensino médio. A aptidão física (APF) foi avaliada mediante os testes sentar e alcançar, corrida de nove minutos e resistência abdominal em um minuto, pertencentes à bateria de testes da PROESP. Os conceitos foram analisados por prova teórica com questões objetivas. O escore de atividade física (ATF) foi estimado pela versão longa do International Physical Activity Questionaire (IPAQ). Em 30 aulas de EF os conteúdos de ensino se relacionaram aos conceitos sobre alongamento e exercícios gímnicos: ginástica intervalada e corridas. Encontraram-se mudanças significativas na resistência abdominal, flexibilidade e conhecimento para ambos os sexos e na resistência aeróbia para meninas, indicando que as aulas, trabalhadas mediante procedimentos de ensino visando à promoção da saúde podem modificar os conceitos e a aptidão física relacionados à saúde de alunos do Ensino Médio.

O imaginário do lazer e do lúdico anunciadoem práticas espontâneas do corpo brincante 
SAURA, Soraia Chung 
Resumo 
Esta pesquisa apresenta investigação acerca do imaginário do lazer inscrito no corpo à luz da antropologia do imaginário, valendo-se da fenomenologia da imaginação material em Gaston Bachelard e da filosofia da imagem em Gilbert Durand, dentro de um quadro de educação de sensibilidade, voltada para a temática do brincar em crianças da educação infantil. Os gestos revelados enquanto brincam espontaneamente delineiam um imaginário corporal mítico, ancestral, deflagrador de vivências relacionadas à cultura humana, formador e estruturante da pessoa, justificando assim sua presença no espaço escolar. 

Genetics and sport performance: current challenges and directions to the future 
GUILHERME, João Paulo Limongi França; TRITTO, Aline Cristina Capparelli; NORTH, Kathryn Nance; LANCHA JUNIOR, Antonio Herbert; ARTIOLI, Guilherme Giannini 
Abstract 
In recent years there has been a great progress in molecular biology techniques, which has facilitated the researches on influence of genetics on human performance. There are specific regions of DNA that can vary between individuals. Such variations (i.e., polymorphisms) may, in part, explain why some individuals have differentiated responses to certain stimuli, including the responses to sports training. In a particular sport, the presence of specific polymorphisms may contribute to high levels of performance. Since 1998, several polymorphisms have been associated with athletic phenotypes; however the accumulation of information generated over these 15 years shows that the influence of genetics to sport is extremely complex. In this review, we will summarise the current status of the field, discussing the implications of available knowledge for the practice of professionals involved with the sport and suggesting future directions for research. We also discuss topics related to the importance of polygenic profile characterization of athletes, methods for the identification of new polymorphisms associated with physical performance, the use of genetic testing for predicting competitive success, and how crucial is the genetic profile for the success athletes in competition.